Melhor time da fase de classificação, o Rio Branco está a um empate da final do Capixabão. A vantagem foi conquistada na noite deste domingo (24), quando o time venceu o Porto Vitória por 2 a 1, no estádio Kleber Andrade, no jogo de ida da semifinal.
A partida de volta acontece no próximo sábado (30), às 16 horas, novamente no estádio Kleber Andrade.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Como ficam os confrontos
Com a vitória por 2 a 1, o Rio Branco pode empatar a partida de volta, no sábado (30), novamente no Kleber Andrade, para ir à final. Derrota alvinegra por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis e derrota por dois ou mais gols de diferença classifica a equipe do Porto Vitória.
No outro confronto, o Rio Branco de Venda Nova, que venceu o jogo de ida com o Vitória por 1 a 0 fora de casa, joga pelo empate em casa no próximo domingo (31), no Olímpio Perim, para ser finalista. Ao Vitória, resta vencer por dois ou mais gols de diferença para se classificar no tempo normal. Vitória alvianil por um gol de diferença leva a decisão da vaga para os pênaltis.
Manifestação contra o racismo
Porto Vitória e Rio Branco e Porto Vitória entraram em campo com uma faixa contra o racismo, em alusão ao episódio de injúria racial sofrida pelo treinador Rodrigo César nas quartas de final do Capixabão.
Na partida de volta contra o Nova Venécia, no mesmo Kleber Andrade, o técnico do Rio Branco foi chamado de “macaco” por um torcedor. O treinador ainda busca identificar o agressor para oferecer denúncia de injúria racial às autoridades.
Como foi o jogo
Logo nos primeiros minutos do primeiro tempo, o VAR Light, versão reduzida do sistema de árbitro de vídeo, entrou em ação para apontar um toque da bola na mão do lateral Gil Bahia, dentro da área do Porto Vitória, lance que originou pênalti a favor do Rio Branco.
Aloísio bateu o pênalti e o goleiro George defendeu, mas o próprio Aloísio pegou o rebote e fez 1 a 0 para o Capa-Preta.
O restante da primeira etapa foi de poucas emoções. Na melhor chance, Matheus Costa perdeu boa chance para ampliar o placar.
Segundo tempo
O segundo tempo continuou morno até os 28 minutos, quando o Porto Vitória, finalmente, assustou. Alisson recebeu a bola na entrada da área e finalizou para grande defesa do goleiro Neguete.
Mas a resposta do Rio Branco foi ainda melhor. Aos 30, Matheus Costa ficou sem marcação pelo lado esquerdo do ataque, avançou sozinho e arriscou de longe, acertando o canto esquerdo do goleiro George para fazer 2 a 0.
Aos 36, porém, o Porto Vitória reagiu. Alisson recebeu a bola na entrada da área, pela direita, driblou o zagueiro e chutou rasteiro para contar com o erro do goleiro Neguete: 2 a 1. O Porto Vitória pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu o empate.
LEIA TAMBÉM: Ídolo do Vasco, Geovani está internado em hospital em Vitória
PORTO VITÓRIA 1 X 2 RIO BRANCO
ESTÁDIO: KLEBER ANDRADE
PORTO VITÓRIA: George; Gil Bahia, Coltro, Douglas e Lailson; Marcos Antônio, Jefferson (Anderson Silva), Kaio Wilker (Alisson) e Hítalo (Rodrigo Sabará); Lessinho (Natã) e Patrick (Wanderson). Técnico: Fábio Brostel
RIO BRANCO: Neguete; Augusto Potiguar, Gustavo Carbonieri, Gabriel Araújo e João Paulo (Leandro Cerqueira); Mariano, Aloísio (Wagner Manaus), Carlos Vitor (Bruno Cosendey); Maranhão (Ferrugem), Matheus Costa e Kieza (Edinho). Técnico: Rodrigo César
GOLS: primeiro tempo — Aloísio, aos cinco minutos. Segundo tempo — Matheus Costa, aos 30 minutos, Alisson aos 36
ÁRBITRO: Dyorgines Padovani (CBF)
RENDA: R$ 35.260,00
PÚBLICO: 2.098 presentes (1.763 pagantes)