O Rio Branco derrotou o Geração Sports e conquistou mais um título no beach soccer capixaba. Invicta, a equipe Capa Preta soube manter a tranquilidade para decidir a finalíssima do Vitória Beach Soccer Cup nos pênaltis. Os gols do empate em 1 a 1 que levaram a partida para a prorrogação foram marcados por Erick (Rio Branco) e Wilker (Geração), nas penalidades Dodô e Vitor Visa deram o título ao Brancão das areias. O jogo aconteceu no parque Tandredão, na manhã de domingo (07).
“A diferença é feita no dia a dia e nos treinamentos. Hoje construímos um jogo melhor que o adversário, assim como em todos os jogos. O Rio Branco trabalha firma para ter um bom rendimento e por meio deste trabalho sempre alcançamos bons resultados em âmbito estadual e nacional”, analisou Bruno Malias, atleta capa preta.
O Rio Branco chegou a mais um título de forma invicta. O Alvinegro venceu os cinco jogos os quais disputou na Vitória Cup, marcando 15 gols e sofrendo apenas nove. Dodô foi o artilheiro da equipe balançando as redes quatro vezes. Após o apito final, as premiações individuais do campeonato foram divulgadas. O atleta do Rio Branco, Léo Brasserose foi eleito o melhor jogador. Juninho Bebê do Guarapari foi o artilheiro com 6 gols, e o prêmio de melhor goleiro ficou com Eduardo Barnabé do Geração.
O jogo
Em jogo disputadíssimo, as duas equipes que lideram o ranking estadual buscavam em todo momento neutralizar as ações do adversário e marcar gols. Mas a maioria destas ações esbarrava nas ações arrojadas dos goleiros Marquinho, do Rio Branco, e Eduardo Bernabé, do Geração Sports, que foi eleito o melhor goleiro da competição. E a intensidade das ações e as trocas constantes dos jogadores que entravam e saíam da quadra davam conta de manter um nível muito alto na disputa. Foi assim que saiu o primeiro gol da partida, num lance em que Erick Lirio, do Rio Branco, tentou uma bicicleta dentro da área, que acabou batendo na mão do fixo Filipe Venturini. Penalti para o Rio Branco, que o atacante Erick converteu muito bem!
Mas no segundo tempo, aumentando o poderio ofensivo, o Geração conseguiu empatar a partida com Wilker que, mesmo lesionado, jogou com uma proteção nos pés para poder suportar os impactos do jogo. Num jogo em que ninguém queria perder, num segundo pênalti marcado para o Rio Branco, os jogadores do Geração questionaram bastante a arbitragem sobre a marcação. E o atacante Alezyr, que vinha sendo uma das principais forças ofensivas da equipe de Mata da Praia acabou sendo expulso por reclamação. E, na cobrança, brilhou a estrela do goleiro Dudu, que defendeu a cobrança e manteve igual o placar da partida.
Deixando em suspensão a torcida e com os nervos à flor da pele as comissões técnicas, o jogo seguiu equilibrado e empatado até o fim do tempo normal, levando a partida para a prorrogação. E como o placar foi mantido, a decisão precisou ir para as penalidades máximas. Na disputa, o Geração perdeu as duas primeiras cobranças. Já os rio-branquenses acertaram as duas batidas, conquistando assim o seu primeiro título em 2017. Final do jogo: Rio Branco 1 (2) x (0) 1 Geração Sports.
Para o treinador Carlos Henrique, do Geração Sports, a partida diz o que foi toda a competição. “Não houve hegemonia de nenhuma das partes. Rio Branco e Geração terminaram a disputa com 15 gols pró pra cada lado. A diferença foram apenas de 3 gols sofridos a mais para o Geração. O Rio Branco chegou ao título com duas decisões por pênaltis e a grande maioria dos placares foi de empate ou diferença de apenas um gol na partida. Isto mostra o quanto as forças estão equilibradas aqui no ES e o quanto temos uma garotada promissora em nosso Estado”, avalia.
Do lado vencedor, Bruno Malias, do Rio Branco, comemora mais um título. “O Rio Branco começou em 2011 e, exatamente pela minha experiência internacional, eu quis fazer algo aqui dentro. Eu quis emprestar credibilidade. Como atleta, tenho muito a passar para os meninos, coisas que só a rodagem te dá”, disse. Sobre a sequencia no ano, Malias pondera sobre calendário. “Temos estrutura para treinar e esperamos o calendário da Vitória Cup e do Brasileiro”, concluiu.
Entre os dias 7 de julho e 18 de agosto, está prevista a segunda das quatro etapas previstas para 2017, que deve prosseguir com 8 ou 10 equipes participantes. As 4 primeiras equipes do ranking estarão classificadas para a Super Etapa, que acontece em dezembro deste ano.