Esportes

Rio Branco vence o Espírito Santo e fatura título inédito da Copa ES

Espírito Santo e Rio Branco se enfrentaram na tarde deste sábado (29), no Kleber Andrade, em Cariacica. Com a vitória por 2 a 0, o Capa Preta fatura o título da Copa ES pela 1ª vez

O Rio Branco é campeão da Copa Espírito Santo 2016. O segundo confronto da final foi disputado na tarde deste sábado (29), no Kleber Andrade, em Cariacica. Com a conquista do título, o Capa Preta tem vaga garantida na Copa Verde em 2017.

O JOGO

Logo aos dois minutos de jogo, Tiquinho tenta avançar, mas faz falta em Ranieri. Ainda em ataque, Ivan tenta lançamento para Ramon, mas acaba colocando muita força e a bola sai pela linha de fundo. Aos oito minutos, foi a vez do Espírito Santo chegar com perigo. Após boa tabela entre Rafael Serrano e Vitinho a bola é lançada na área. Jaime sai do gol e faz boa defesa.

Foto: Deysiane Gagno – Rio Branco

O primeiro gol da partida saiu aos 10 minutos, com Santiago. Após falta a favor do Rio Branco, Paulo Roberto fez boa cobrança e o zagueiro cabeceou para o fundo do gol, 1 a 0 Rio Branco. 

O gol logo ao início da partida apimentou a partida. Aos onze minutos, Tiquinho passa por dois jogadores adversários, mas acaba desarmado por Leandro Vinícius. Buscando responder, Eraldo, em boa chegada, tenta o chute em direção ao gol, mas sem perigo para o goleiro Jaime.

Aos 30 minutos, uma boa chance para o Capa Preta. Cleiton Gladiador faz boa finalização, obrigando o goleiro Alan Faria a fazer uma boa defesa. Buscando a reação, João Paulo entra na área, chuta com esquerda e desta vez quem tem que fazer boa defesa é o goleiro Jaime.

Já no segundo tempo, o reinício da partida é tão pegado quanto a primeira etapa. Precisando do gol para manter viva a chance do título, o Santão faz boa chegada logo ao primeiro minuto. Edmar Chazinho cruza rasteiro, e a bola sai pela linha de fundo. Aos 12 minutos, mais um bom lance de Edmar Chazinho. O jogador faz bom cruzamento na área, a bola fica viva dentro da área, mas a defesa do Rio Branco acaba afastando o perigo.

Foto: João Brito – ESFC

Aos 26 minutos o gol que selou o titulo inédito do Rio Branco. Após cruzamento na área, Anderson escora para o meio e Ramon, bem posicionado, chuta para gol, ampliando o placar, 2 a 0 para o Rio Branco.

Aos 30 minutos mais uma chegada importante do Capa Preta. David faz bom drible e passa por três marcadores, mas, na sequência, Leandro Morais faz boa antecipação e o corte providencial. Aos 36 minutos duas expulsões. Santiago e Vinícius Leandro são expulsos após discussão dentro da área do Rio Branco.

Aos 41 minutos uma boa chance para o Santão. Edmar Chazinho chega à linha de fundo e cruza, Eraldo aproveita a sobra e toca no meio. A bola passa por todo mundo na área, sobrando para Leandro Morais, que chuta forte, mas esbarra em uma excelente defesa de Jaime.

Aos 45 minutos, os gritos de “É campeão” já estavam na boca dos alvinegros. Após dois minutos de acréscimo, fim de jogo. Com a vitória por 2 a 0 o Rio Branco conquista o título da Copa ES 2016.

FICHA TÉCNICA – ESPÍRITO SANTO 0 X 2 RIO BRANCO

Rio Branco: Jaime, Ivan, Thiago Eleutério, Santiago, Da Costa, David, Ramon, Anderson, Paulo Roberto, Tiquinho (Gugu) e Cleiton Gladiador (Saulo). Técnico: Flávio Annunziata.

Espírito Santo: Alan Faria, Edmar, Leandro, Vinicius, Ranieri (Zé Gatinha), Serrano, Victor (Rosário), Rodrigo Cesar, Eraldo, João Paulo e Vitinho (Joabe).

Gols: Santiago, aos 10 minutos do primeiro tempo e Ramon, aos 26 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Serrano (ESFC) e Santiago (RB)
Cartões vermelhos: Santiago (RB) e Vinicius Leandro (ESFC)
Estádio: Kleber Andrade, Cariacica
Horário: 16h

SAIBA COMO FOI O PRIMEIRO JOGO

Rio Branco e Espírito Santo empataram em 1 a 1 na primeira partida da final Foto: João Brito – ESFC

No primeiro jogo da grande final da Copa Espírito Santo 2016, realizado na Arena Unimed Sicoob, em Cariacica, Rio Branco, que buscava o troféu inédito da competição, e Espírito Santo, que buscava o bi-campeonato, ficaram em um empate por 1 a 1, o que deixou completamente em aberto a decisão do torneio.

Com grande equilíbrio entre as equipes, o primeiro gol do confronto só saiu após cobrança de pênalti aos 14 minutos, sofrido por Anderson e convertido pelo meia Mádisson, que com categoria, não deu chances ao goleiro rubro-negro Walter. Com pouca efetividade, os times criaram oportunidades, mas desperdiçaram muitos lances.

Na segunda etapa, o Santão acordou e logo aos 5 minutos empatou a partida em uma bela jogada que passou por Edmar Chazinho, David até chegar em Iuri Pimentel, que finalizou e não deu chances ao goleiro Jaime. Aos 16, o Brancão sofreu uma grande baixa com a expulsão de Mádisson, que aplicou uma cotovelada em Iuri. O ESFC ainda teve boas oportunidades de sair na frente, mas não obteve êxito.