Dois grandes craques do futebol brasileiro atuarão juntos no próximo dia 10 de dezembro (sábado), às 16 horas, no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Trata-se do capixaba Sávio Bortolini, o Anjo Loiro da Gávea, e do carioca Romário Faria, o Baixinho.
Os dois jogaram juntos pelo Clube de Regatas do Flamengo (CRF) nos anos de 1995, 96 e 97 e encantavam os torcedores rubro-negros. Desta vez, os craques vão entrar em campo por uma causa social: o Gol Azul, que é um projeto em parceria da Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) em prol dos autistas.
“É um nome que dispensa comentários e ele já tinha abraçado essa causa, que é muito bacana. Romário está envolvido em vários projetos sociais pelo Brasil e ele gostou muito do projeto e está confirmado. Reeditar essa parceria vai ser muito legal. Fico muito feliz porque desde o começo ele se prontificou e confirmou a presença”, afirma Sávio Bortolini, embaixador do autismo e da Amaes no Estado do Espírito Santo, e organizador do Gol Azul.
Craques em campo
Vários outros craques renomados e em ascensão do futebol nacional e capixaba também estão escalados para o evento, tais como Fábio Braz (Ex-Vasco), Romarinho (filho do Romário) Aldair (Ex-Rio Branco e Flamengo), Juan (Flamengo), Marquinhos Capixaba (Ex-Fluminense), Pierre (Ex-seleção brasileira de beach soccer), Adilio (Ex-Flamengo), Gilberto (Ex-seleção brasileira de futebol), Kieza (Vitória-BA), Luis Henrique (Botafogo), Duda (beach soccer), Rafinha (beach soccer), além de vários outros atletas.
Outro ídolo do futebol brasileiro que pode pintar em Cariacica é Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico ou Galinho de Quintino.
“Ainda não é 100% certo porque o Zico está na Índia. Já conversei com o Thiago, o filho dele, a respeito disso. Mas se ele se classificar com o FC Goa, dificilmente ele virá antes do dia 10. Caso não aconteça a classificação, ele pode vir sim. Esta dúvida será confirmada mais perto do evento. A gente fica na torcida, é claro que é difícil, porque se ele for desclassificado tem chances de ele jogar [risos]. Se ele jogar, pelo amor de Deus, né? Seria um nome fantástico, mas isso eu vou ter que confirmar mais para frente”, comenta Sávio.
Esta é a 3ª edição do Gol Azul, que teve realizações em 2014 e 2015, no estádio Engenheiro Araripe e no Kleber Andrade, respectivamente. O evento tem por objetivo levantar a causa do autismo no Espírito Santo e no Brasil.
“Muitas pessoas desconhecem o autismo, tanto em tratamentos quanto em significado e um dos objetivos é levar esse conhecimento às pessoas. Estamos levantando essa causa e, através do Gol Azul, nós arrecadamos fundos para doação para a Amaes, que vive dessas contribuições e ajudas para manterem e darem serviços para autistas, tais como fonoaudiologia, fisioterapia, dentre outros”, fala Bortolini.
Sávio comenta que se sente entusiasmado com a terceira edição do evento. “Estou muito contente por fazer parte dessa causa e ser embaixador do autismo no ES. Fico muito feliz por esse terceiro evento e quero que a cada ano esse evento seja mais forte. Espero que todos vejam o Gol Azul como a bandeira do autismo no Brasil. Tenho certeza que essa terceira edição será ainda melhor do que as primeiras. Dia 10 de dezembro tenho certeza que será um grande sucesso e espero que as pessoas compareçam ao estádio e contribuam para essa causa”, finaliza.