A delegação da Austrália chega nesta quarta-feira (28) em Vitória. A Seleção australiana será a primeira a desembarcar no Brasil, e as instalações no Hotel Senac Ilha do Boi, na capital capixaba, já estão prontas para receber atletas e comissão técnica. Com um contrato de aproximadamente 30 dias de hospedagem no Espírito Santo, a equipe que está na chave B da competição ao lado das finalistas do último mundial Espanha e Holanda, os Socceroos estreiam no dia 13, às 19 horas, contra os chilenos.
O hotel será ocupado exclusivamente pela seleção durante o período em que estiverem participando da Copa do Mundo. “Foi uma das exigências do técnico da Austrália. Ele queria que realmente pudesse ser uma concentração. É uma decisão que envolve muita coisa. O clima, que estão acostumados, a localização que fica em um bairro de acesso mais restrito, o que dá mais esse pensamento de concentração. Temos 95 quartos, e eles solicitaram 65. Reservaram sala de eventos, restaurante, enfim, muitos espaços do hotel”, disse a gerente de contas do Hotel Senac Ilha do Boi, Ana Carolina Fecci.
Logo quando o catálogo oficial da Fifa para a divulgação de acomodações e centros de treinamentos, entregue inclusive nos Jogos Olímpicos de Londres, os australianos demonstraram interesse em se hospedar em Vitória. “Em 2012 tivemos o primeiro contato da Match, que é o escritório de acomodações da Fifa, com o hotel. Isso foi, se não me engano, em outubro ou novembro, que foi o primeiro acordo. Ano passado, em novembro, foi feito o anúncio oficial que a Austrália se hospedaria aqui. A princípio o acordo foi feito para uma média de 30 dias de acomodação, podendo prorrogar em caso de classificação para a próxima fase”, conta a gerente.
Da varanda dos quartos é possível visualizar toda a orla. O visual das acomodações da delegação é privilegiado. “Eles pediram para que os todos os quartos dos jogadores tenham cama de casal, então foram feitas algumas alterações. Todos os quartos são da categoria Luxo, que possuem varanda com a vista da praia, que é o cartão-postal de Vitória, todos com seis travesseiros, quatro toalhas, enfim, eles prezam muito o conforto. Solicitaram também todos os canais de esportes nos quartos, então fizemos esse adicional para atender a demanda deles”, detalhou.
Alimentação
Todo o cardápio da seleção australiana será montado por uma equipe brasileira. Os funcionários da cozinha do Hotel Senac Ilha do Boi serão orientados por um chef paulista que já vem trabalhando com a delegação. De acordo com Ana Carolina, não há nada de extravagante entre os pedidos.
“Quem vai fazer a alimentação é o hotel, mas eles contrataram um chefe de cozinha de São Paulo, Vinícius Capovilla, que já está acompanhando a seleção australiana há algum tempo. É ele quem está dando as orientações para a equipe que vai confeccionar todas as refeições. Serão servidos café da manhã, almoço, jantar e lanche. Eles pedem uma alimentação saudável, com cereais, várias opções de saladas, uma opção de carne vermelha, uma de peixe e uma de frango”.
Prioridade
Existem também algumas curiosidades. Segundo a gerente de contas do hotel, um dos itens foi considerado “muito importante” para a hospedagem dos atletas e comissão técnica. “Australianos bebem muito café, eles gostam muito, especificamente forte. A pedido da seleção nós reservamos duas máquinas de café para ficar a disposição deles”.
Participação
A Austrália integra o Grupo B e irá abrir a sua participação na Copa do Mundo contra o Chile, no dia 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá, no estado de Mato Grosso. A seguir, os Socceroos encaram a Holanda, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 18 de junho. E os australianos encerram a sua participação na primeira fase contra a atual campeã, a Espanha, em partida que acontece no dia 23, na Arena da Baixada, em Curitiba.
Delegação de Camarões também tem privilégios
O atacante Samuel Eto’o é a estrela da Seleção de Camarões para esta Copa do Mundo e o astro vai usufruir de muitos privilégios no período em que estiver em Vitória. Somente o jogador do Chelsea, que também é o capitão da seleção, e o treinador Volker Finkel terão à disposição as melhores suítes do hotel Sheraton, localizado na Praia do Canto.
Segundo a direção do hotel, eles ficarão em acomodações com quatro ambientes, dois banheiros, sendo um com hidromassagem e televisão que gira para sala e para o quarto. Os outros integrantes da delegação ficarão em suítes individuais, com menos conforto, mas também serão presenteados com a vista do litoral de Vitória.
Os leões indomáveis trarão uma delegação com aproximadamente 100 pessoas, e ocupará quatro andares do hotel, com elevadores exclusivos. Cada andar terá um segurança 24 horas e somente poderá ter integrantes da delegação africana circulando por lá. Haverá também sala de reunião para receber a imprensa.
De acordo com o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Marcus Vicente, quando a seleção definiu sua estadia no Estado, houve o interesse de proporcionar apresentações culturais africanas no hotel, além de reserva de um espaço com discoteca, no próprio estabelecimento. A seleção camaronesa chega ao ES no dia oito de junho, onde fica até o fim da participação na Copa. Os treinos serão no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.
Cardápio
Um dos vários pedidos dos camaroneses foi que no cardápio haja dois tipos diferentes de massa diariamente, e que o alho e a cebola sejam bem usados nos temperos. A delegação trará seu próprio chef e nutricionista.
Confira a lista de pratos:
“Mozambiquan chili chicken wings” (asinha de frango super apimentada) acompanhado do molho “Ethiopian iab” (molho de queijo cottage, ervas e iogurte refrescante), “North African ginger and cashew nut briouates” (“pastéis” recheados de gengibre e castanha de caju), “Algerian beef kofta kebabs” (espetinho de carne moída), “Cape Malay ostrich and lamb bobotie samoosas” (pasteizinhos com recheio de avestruz e cordeiro) com o “cream chutney” para acompanhar.
Outros pratos, segundo o chef de cozinha camaronês, também não podem faltar. São eles: “Namibian Venison pot” (ensopado de springbok – um dos pratos mais típicos da África) e “Moroccan herbed couscous with danes, carrots, corn and coriander” (cuscus marroquino com cenoura, milho e coentro).
Algumas exigências foram feitas pelo craque Samuel Eto’o, e são elas: “Tanzanian michicha wa nazi” (espinafre com coco e nozes) e “Moroccan zaalouk with courgette, cauliflower and argan oil salad” (salada de couve-flor, abobrinha e óleo de argan com molho de beringela, tomate e alho).
Tudo isso com direito à sobremesa. Mas nada de álcool. O planejamento do cardápio para o Mundial foi revelado na manhã desta terça-feira (27) pela nutricionista da Seleção de Camarões, em uma entrevista à BBC.
“Os jogadores querem comida caseira, com ingredientes dos quais eles já são acostumados a comer”, afirmou a nutricionista, que acompanhará a delegação no Espírito Santo. “Vamos caprichar na apresentação dos pratos, principalmente na multiplicidade de temperos”, completou.
O cardápio é composto por sete refeições diárias, também existe espaço para atender às necessidades especiais. Os jogadores que tiveram temporadas desgastantes precisam de mais carboidratos; aqueles que querem diminuir o percentual de gordura também têm dietas especiais. Para definir essas particularidades, a nutricionista vai se reunir com o departamento médico para saber o que cada atleta necessita.
A representação de Camarões está no Grupo A da Copa do Mundo e fará o seu primeiro jogo no dia 13 de junho, contra o México, na Arena das Dunas, em Natal. A segunda partida será no dia 18 de junho, contra a Croácia, na Arena da Amazônia, em Manaus. No dia 23, fechando a primeira fase, Camarões encara a seleção brasileira, no Mané Garrincha, em Brasília.