Esportes

Saiba o que está em jogo na última rodada do Capixabão

Rodada deste sábado encerra a fase de classificação e tem disputa acirrada por vaga no G-4, além de drama na luta contra o rebaixamento

Foto: Laila Pecorari/ Rio Branco

O Capixabão tem neste sábado a sua última rodada da fase de classificação. E as duas únicas certezas antes de a bola rolar são que o Rio Branco vai terminar na primeira colocação geral e que o Estrela está rebaixado.

Os cinco jogos da nona e última rodada vão definir os confrontos das quartas de final, o mando de campo no mata-mata e o último time rebaixado: Rio Branco de Venda Nova ou Serra. Todas as partidas acontece no mesmo horário, às 15h30.

VEJA A TABELA DO CAPIXABÃO

Veja a situação de cada time no Capixabão:

Rio Branco

1º lugar | 19 pontos

Líder isolado, com 19 pontos, o Rio Branco venceu os últimos quatro jogos e não pode mais ser alcançado pelos adversários. Assim, já tem garantida a primeira colocação geral, que vale vantagem do mando de campo e de jogar por dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols — nas quartas de final. 

Jogo que falta: Real Noroeste (casa)

>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Real Noroeste

2º lugar | 15 pontos

Atual tricampeão estadual, o Real Noroeste já está classificado para as quartas de final, mas ainda precisa confirmar a segunda colocação geral. Para isso, tem que vencer o Rio Branco, fora de casa, nesta última rodada. Se empatar ou perder, tem de torcer por empate no jogo entre Desportiva e Porto Vitória ou por vitória grená pode poucos gols de diferença.

Jogo que falta: Rio Branco (fora)

Porto Vitória

3º lugar | 15 pontos

O Porto Vitória chegou a brigar pela liderança da fase de classificação e chega à última rodada com chances de ser o vice-líder. Para isso, tem de vencer a Desportiva, no Engenheiro Araripe, e torcer para o Real Noroeste não derrotar o Rio Branco no Kleber Andrade. A vice-liderança pode até vir com empate, desde que o Real perca para o Capa-Preta.

Jogo que falta: Desportiva (fora)

LEIA TAMBÉM: Concurso para nome do troféu do Capixabão vale prêmio de R$ 2 mil; como participar

Desportiva Ferroviária

4º lugar | 13 pontos

Invicta há seis rodadas, a Desportiva é o time que fecha o G-4 no início da última rodada, garantindo vantagem de mando de campo nas quartas de final. Para confirmar isso, no entanto, precisa vencer o Porto Vitória, resultado que pode até valer a vice-liderança. Se perder ou empatar, porém, vai sair do G-4 caso o Jaguaré derrote o Nova Venécia.

Jogo que falta: Porto Vitória (casa)

Jaguaré

5º lugar | 11 pontos

Primeiro time fora do G-4, o Jaguaré tem uma última chance de terminar a fase de classificação entre os quatro primeiros colocados e, assim, ter vantagem de mando de campo nas quartas de final, além de jogar por dois empates — ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols. Para isso, tem de vencer o Nova Venécia e torcer por derrota da Desportiva.

Jogo que falta: Nova Venécia (casa)

Vitória

6º lugar | 9 pontos

O Vitória, que nas duas primeiras rodadas deu a entender que brigaria pelas primeiras posições, não vence há seis jogos e, mesmo classificado para as quartas de final, ficou devendo. O time alvianil chega à última rodada sem chances de terminar no G-4, mas também sem risco de rebaixamento.

Jogo que falta: Rio Branco de Venda Nova (fora)

Nova Venécia

7º lugar | 8 pontos

O Nova Venécia, time que tem como embaixador o atacante Richarlison, da Seleção Brasileira, chega à última rodada sem chances de entrar no G-4, mas já sem risco de rebaixamento. A principal missão é voltar a vencer, o que não acontece há sete rodadas. Depois de estrear derrotando o Rio Branco de Venda Nova por 1 a 0, o Leão não venceu mais no campeonato.

Jogo que falta: Jaguaré (fora)

Rio Branco de Venda Nova

8º lugar | 7 pontos

O Rio Branco de Venda Nova “brincou com o fogo” até a última rodada da fase de classificação e chega a ela ainda com risco de rebaixamento. O “Brancão Polenteiro” recebe o Vitória e precisa ao menos do empate para evitar a queda para a Série B sem depender de outros resultados. Caso perca em casa, o time vai cair caso o Serra vença o Estrela.

Jogo que falta: Vitória (casa)

Foto: Kamilla Barcellos / Serra FC
Técnico Ney Barreto, que começou o Capixabão no Estrela, pode ser rebaixado com o Serra

Serra

9º lugar | 4 pontos

Com apenas uma vitória na fase de classificação e dono da pior defesa do campeonato, com 15 gols sofridos, o Serra vive um drama na última rodada. Para não ser rebaixado, o time tem de vencer o Estrela, no Robertão, e torcer por derrota do Rio Branco de Venda Nova para o Vitória, em Venda Nova. Essa é a única combinação que salva o time.

Jogo que falta: Estrela (casa)

Estrela

10º lugar | 3 pontos

O Estrela é o único time que não venceu um jogo sequer no Capixabão. E, agora, não adianta mais vencer. Com apenas três pontos, a equipe de Cachoeiro chega à última rodada da fase de classificação já com o rebaixamento decretado. A despedida acontece diante do Serra, no Robertão, em jogo que pode rebaixar também o tricolor serrano.

Jogo que falta: Serra (fora)