Campina Grande (PB) – O Santa Cruz é o campeão da Copa do Nordeste de 2016. O time tricolor do Recife levantou o troféu inédito após o empate dramático contra o Campinense-PB por 1 a 1, neste domingo, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB). Na partida de ida, na última quarta-feira, os pernambucanos haviam vencido por 2 a 1 como mandantes, no estádio do Arruda. Assim, obteve também uma vaga na Copa Sul-Americana de 2016
Esta é a primeira vez que o Santa Cruz conquista o torneio. Anteriormente, o clube havia, no máximo, chegado às semifinais em 2002 e 2014. Por outro lado, o surpreendente time paraibano perdeu a grande oportunidade de ser campeão pela segunda vez. Em 2013, foi campeão sobre o ASA-AL.
Agora, os pernambucanos focam as suas atenções para a final do Estadual contra o Sport. A primeira partida será nesta quarta-feira, no estádio do Arruda. A volta acontecerá no próximo domingo, no estádio da Ilha do Retiro, no Recife. Já o Campinense está nas semifinais do Campeonato Paraibano. Enfrenta o CSP nos próximos dia 8 e 11. Antes, pega o Cruzeiro, em Belo Horizonte, nesta quinta, pela rodada de volta da primeira fase da Copa do Brasil.
O primeiro tempo da decisão foi marcada por muita tensão e poucas chances de gol. Em vários momentos, o excesso de falta ditou o ritmo dos dois times. Apesar disso, o Santa Cruz teve uma ótima oportunidade de dar um enorme passo para o título. O atacante Arthur fez grande jogada pela direita e cruzou na medida na entrada da área. O atacante Grafite, sozinho, mandou por cima do gol.
Na segunda etapa, o Campinense voltou com uma postura mais ofensiva. Se aproveitando do recuo do adversário, os donos da casa pressionaram e chegaram ao gol aos 25 minutos. Após tabela com o atacante Adalgiso Pitbull, o artilheiro Rodrigão bateu colocado, no canto esquerdo do goleiro Tiago Cardoso.
Após o gol, que dava o título ao Campinense, o Santa Cruz demorou a se recompor. Aos poucos, porém, reagiu e chegou ao gol de empate aos 33 minutos. O atacante Keno pedalou para cima do lateral-direito Negretti e tocou para Arthur. Na primeira tentativa, ele chutou em cima da defesa, mas no rebote balançou as redes.