Esportes

Santos conta com a volta de Soteldo contra o Botafogo-SP para melhorar seu ataque

Em sua defesa, Jesualdo Ferreira pode dizer que a equipe estava muito desfalcada, o que não vai acontecer nesta segunda-feira

Foto: Reprodução

Famoso por sua tradição de futebol ofensivo, o Santos mostrou nas quatro primeiras rodadas do Campeonato Paulista um ataque pobre – marcou apenas quatro gols. Nesta segunda-feira, às 20 horas, o time alvinegro terá uma boa oportunidade para melhorar esse número contra o Botafogo-SP, que tem a pior defesa da competição. Mas esse não é o único motivo para otimismo dos alvinegros.

No estádio da Vila Belmiro, o Santos terá a volta do venezuelano Yeferson Soteldo, seu atacante mais criativo e imprevisível. Ele não participou das rodadas iniciais do torneio estadual porque estava na Colômbia disputando o Pré-Olímpico. No clássico contra o Corinthians, no domingo passado, ele já estava de volta ao clube, mas não jogou por causa de desgaste físico, segundo a explicação oficial.

O técnico português Jesualdo Ferreira e a torcida do Santos esperam que o retorno do venezuelano torne o ataque alvinegro mais eficiente. Diante do Corinthians, o time praticamente não incomodou a defesa adversária, mesmo tendo passado todo o segundo tempo com um jogador a mais em campo. Apesar do pouco tempo de trabalho, o treinador já tem ouvido críticas, especialmente depois da fraca atuação no clássico.

Em sua defesa, Jesualdo Ferreira pode dizer que a equipe estava muito desfalcada, o que não vai acontecer nesta segunda-feira. Além de Soteldo, o time terá a volta do volante Alison e do meia uruguaio Carlos Sánchez, que não enfrentaram o Corinthians por causa de pequenos problemas físicos. Além disso, o treinador terá pela primeira vez à sua disposição o zagueiro Lucas Veríssimo, recuperado de uma lesão de joelho, e o lateral-direito Madson, ex-Athletico-PR.

Se vencer o Botafogo-SP, o Santos vai abrir vantagem na liderança do Grupo A, o que dará alguma tranquilidade a Jesualdo Ferreira. No momento, o time alvinegro tem sete pontos, um a mais do que a Ponte Preta, vice-líder da chave. A distância para o Água Santa, terceiro colocado, subirá para seis pontos em caso de triunfo santista – os dois primeiros de cada chave avançarão para as quartas de final.

BOTAFOGO-SP – Ainda procurando a primeira vitória – tem apenas um ponto -, o Botafogo-SP deve adotar uma postura mais cautelosa. O técnico Wagner Lopes afirmou que vai fazer mudanças no time e deve mandar a campo uma escalação mais defensiva.

“A mudança partiu de mim, não estava funcionando. Não adianta dar murro em ponta de faca, pois nossa realidade é outra. Nunca fui fechado numa maneira só de atuar, muito pelo contrário, o treinador tem que se adaptar a uma mudança de rumos”, explicou o treinador.

O zagueiro Didi deve ser escolhido para atuar como volante e terá Edson Júnior e Jonata Machado ao seu lado, formando um meio de campo mais pegador. Assim, Willian Oliveira, Ferreira e Calabres deixam o time. Na defesa, Jordan assume a vaga de Didi. Outra mudança provável é a entrada de Francis no lugar de Rafinha no ataque.