Esportes

Bombas e choro marcam o primeiro rebaixamento do Santos

Santos perde em casa para o Fortaleza por 2 a 1, vê torcida estourar bombas e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez

Foto: Raul Baretta/ Santos FC.

Os santistas que foram à Vila Belmiro e os milhares que não puderam ir viveram um pesadelo na noite desta quarta-feira (7). Depois de flertar com o rebaixamento em dois anos seguidos, o Santos não encontrou forças para escapar da queda e vai disputar a Série B pela primeira vez em sua história.

A queda foi consumada com a derrota por 2 a 1 para o Fortaleza na Vila Belmiro, combinada com as vitórias de Vasco e Bahia sobre Red Bull Bragantino e Atlético/MG, respectivamente. Em 2022 o Santos perdeu o seu ídolo máximo, Pelé, o maior jogador de todos os tempos. Em 2023, viveu seu mais profundo calvário. Como resultado, em 2024, não vai disputar a Série A nem a Copa do Brasil.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Logo após o gol de Lucero, o segundo do Fortaleza, houve estourou de bombas na arquibancada e tentativa de invasão de campo, além de cadeiras atiradas no gramado. Os jogadores do Fortaleza saíram de campo correndo e o árbitro Leandro Vuaden encerrou o campo. Os santistas permaneceram em campo e houve muito choro dos jogadores.

Como foi o jogo

Depois de uma pequena demonstração de fôlego na reta final do Brasileirão, o Santos entrou em espiral de queda ao amargar cinco partidas sem ganhar. Na Vila Belmiro, fez mais um jogo ruim.

A revolta dos santistas aumentava a cada lance de ataque mal-acabado. E um ex-jogador do Santos fez a raiva dos santista subir de nível. Marinho, vaiado e xingado desde que pisou no gramado, deu o troco. A zaga esqueceu que o atacante estava no sozinho no ataque e em posição legal e deixou o atacante avançar em direção a João Paulo e balançar as redes. 

No segundo tempo, o torcedor pôde sorrir quando Messias fez, de cabeça, o gol de empate aos 12 minutos. Só que os outros resultados da rodada não ajudaram e o drama pintou de vez quando Lucero fez 2 a 1 para i Fortaleza.

SANTOS 1 X 2 FORTALEZA

ESTÁDIO: VILA BELMIRO

SANTOS: João Paulo; Messias, João Basso (Jair Paula) e Dodô (Lucas Lima); Lucas Braga, Tomás Rincón (Nonato), Jean Lucas (Maxi Silveira) e Gabriel Inocêncio; Soteldo, Marcos Leonardo e Julio Furch (Wesley Patati). Técnico: Marcelo Fernandes.

FORTALEZA: João Ricardo; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Lucas Crispim), Pochetino e Calebe (Yago Pikachu); Marinho, Guilherme (Machuca) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

GOLS: Marinho, aos 38 minutos do primeiro tempo; Messias, aos 12, e Lucero aos 49 do segundo tempo.

ÁRBITRO: Leandro Pedro Vuaden (RS).

PÚBLICO: 14.130 torcedores.

RENDA: R$ 708.607,50

LEIA TAMBÉM: Veja quem foi rebaixado no Brasileirão e quem subiu