Esportes

Virada, irritação e Bruno Henrique alvo da torcida: como foi a derrota do Flamengo

Flamengo perde para o Santos de virada por 2 a 1, vê Tite reclamar da instabilidade do time e torcida atira copo de água que acerta Bruno Henrique

Foto: Raul Baretta/ Santos FC.
Nonato abre os braços e corre para comemorar logo após dar início à virada do Santos sobre o Flamengo

O Flamengo sofreu a segunda derrota sob o comando do técnico Tite. Na noite desta quarta-feira (1º), o time perdeu de virada para o Santos por 2 a 1, no Mané Garrincha, em Brasília (DF), pela 31ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Fla caiu para a sexta colocação, com 50 pontos, dois pontos atrás do G-4, a zona de classificação direta para a Libertadores.

Foi a segunda derrota seguida, já que a equipe havia perdido para o Grêmio por 3 a 2, fora de casa, também de virada.

“São partes do jogo. A partida tem diferentes etapas. Temos que ter maturidade para jogar nessas diferentes situações. Não vou entrar no mérito da expulsão. Eu a vi e tenho minha opinião, vou deixar com vocês. Mas não justifica que nós tenhamos uma instabilidade. A instabilidade tivemos no momento do empate. Antes, tivemos infiltrações, acertamos a trave, mas tomamos o gol e sentimos um pouco”, reclamou o técnico Tite.

O Flamengo teve dois jogadores expulsos. O primeiro foi Gerson, ainda no primeiro tempo, por acertar uma cotovelada no rosto de Furch, já no fim da etapa. O segundo foi Bruno Henrique, nos acréscimos do segundo tempo, por reclamação. O jogador foi atingido na sequência por um copo d’ água atirado por um torcedor.

Como foi o jogo

O Flamengo começou com a intenção de pressionar o Santos, mas o time não demonstrou criatividade, além de pouca movimentação para fugir da marcação. Com vários erros de passes, não passou pela marcação santista. O Santos, bem armado, conseguiu concentrar seus contra-ataques pela esquerda, principalmente com Soteldo. Com a bola parada, criou a melhor chance. Aos 11 minutos, após escanteio pela esquerda, Rossi saiu mal do gol e Joaquim subiu muito para cabecear para fora.

O lance acordou o Flamengo. O setor ofensivo passou a se movimentar mais e Arrascaeta, aos 20, fez ótimo passe no peito de Pedro. O atacante quase fez um belo gol, mas João Paulo defendeu. O gol saiu aos 20 minutos. Arrascaeta bateu escanteio pela esquerda, Lucas Braga desviou e Pedro, na segunda trave, abriu o placar no Mané Garrincha.

O gol animou os comandados de Tite, que seguiram no ataque. Aos 26, Ayrton Lucas acertou o travessão de João Paulo. Mas as falhas de posicionamento no setor defensivo continuar a dar chance de contra-ataques para o Santos. Em um desses lances, aos 32, Soteldo escapou e sofreu falta. O venezuelano sobrou, a defesa carioca falhou e a bola sobrou para Nonato na entrada da área. O meia bateu firme e empatou.

O final do primeiro tempo foi intenso. Gerson foi expulso por acertar uma cotovelada no rosto de Furch. O VAR foi acionado. Mesmo com um jogador a menos, o Flamengo quase fez o segundo, mais uma vez com Pedro. João Paulo, em grande fase, defendeu mais uma. Já o Santos teve mais espaço para atacar, sempre com Soteldo. O Flamengo esteve desorganizado taticamente nos minutos finais do primeiro tempo.

Virada no segundo tempo

Com a mudança no panorama da partida, os dois técnicos alteração suas equipes no intervalo. Nabusca por mais marcação no meio de campo, Tite colocou Victor Hugo no lugar de Luiz Araújo, além de Matheuzinho substituindo Wesley. Já Marcelo Fernandes tirou o volante Rincón para colocar o velocista Mendoza.

As mudanças mostram um Santos dominante, com o lado esquerdo muito forte, dando trabalho para Matheuzinho. Aos 11 minutos, Rodrigo Caio entrou no lugar de Arrascaeta. Com a alteração, Tite conseguiu equilibrar o Flamengo e segurar o Santos, mas ficou sem criação.

O jogo ficou morno com as duas equipes sem produzir grandes oportunidades, mas, aos 43 minutos, o zagueiro Joaquim carregou a bola e mandou uma bomba para virar o placar: 2 a 1. A euforia santista foi tão grande, que Lucas Braga, já no banco após ser substituído, recebeu o cartão vermelho por invadir o campo.

O fim do jogo foi tenso. Bruno Henrique ficou bravo ao tomar uma ‘caneta’ de Soteldo, fez falta feia e recebeu o cartão vermelho. A torcida passou a atirar objetos em campo. E mais nada de interesse foi construído em campo.

FLAMENGO 1 X 2 SANTOS

Estádio: Mané Garrincha

FLAMENGO: Rossi; Wesley (Matheuzinho), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Everton); Thiago Maia, Gerson e Arrascaeta (Rodrigo Caio); Luiz Araújo (Victor Hugo), Pedro (Gabriel) e Bruno Henrique. Técnico: Tite.

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga (João Lucas), Joaquim, Messias e Kevyson; Rincón (Mendoza), Rodrigo Fernández (Dodi), Jean Lucas e Nonato (Maxi Silvera); Julio Furch (Lucas Lima) e Soteldo. Técnico: Marcelo Fernandes.

GOLS: Pedro aos 20 e Nonato aos 32 minutos do primeiro tempo. Joaquim aos 43 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO: Rafael Rodrigo Klein (RS).

CARTÃO VERMELHO: Gerson, Lucas Braga e Bruno Henrique.

RENDA E PÚBLICO: não divulgados