O futebol paulista teve altos e baixos neste sábado, durante a disputa da 13.ª rodada , a penúltima da fase de classificação, da Série D do Campeonato Brasileiro. Ferroviária e Santo André foram derrotados e estão eliminados da competição. Por outro lado, o São Bernardo, que sofreu seu primeiro gol em 13 jogos, confirmou a liderança de seu grupo. Além disso, mais seis clubes estão classificados à fase de mata-mata, já totalizando 18 times.
O São Bernardo empatou em casa por 1 a 1 com o Paraná, que saiu na frente com um gol de André Krobel, cobrando falta. Um gol histórico, porque quebrou uma série de 12 jogos do time paulista sem sofrer gol. O goleiro Alex Alves ficou mais de 1110 minutos sem ter a rede balançada. João Carlos, de cabeça, empatou e, desta forma, manteve o São Bernardo invicto no Grupo A7. Com 27 pontos, não pode ser alcançado pelo vice-líder, o próprio Paraná, com 23 pontos, porque só falta uma rodada. Os dois primeiros colocados já estavam classificados.
O Santo André acabou eliminado ao perder por 2 a 1 para o Nova Iguaçu, em jogo disputado pela manhã, em território fluminense. O time paulista só tem 12 pontos, em sexto lugar, enquanto o Nova Iguaçu, com 17, segurou a quarta posição e segue na briga por uma vaga na próxima fase.
A outra decepção paulista ficou para a Ferroviária, que acabou perdendo em Araraquara para o Bahia de Fira de Santana (BA), por 2 a 0. Com 16 pontos, em sexto lugar no Grupo A6, a Ferrinha não tem ais chances matemáticas. Este resultado classificou, de forma antecipada, três clubes: o líder Bahia de Feira, com 23, e o vice-líder Real Noroeste-ES, com 22, mesma pontuação do Pouso Alegre-MG, em terceiro.
OS CLASSIFICADOS
Após os jogos de sábado mais sete clubes estão com vagas na segunda fase: O Tocantinópolis-TO no Grupo A2, o Lagarto-SE no Grupo A4; Bahia de Feira-BA, Real Noroeste-ES e Pouso Alegre-MG no Grupo A6 e Cascavel-PR no Grupo A8, que já tem definidos os seus quatro classificados.
Antes já estavam classificados 12 clubes: Amazonas-AM e Rio Branco-AC (Grupo A1), Moto Club-MA (Grupo A2), Retrô-PE e Sousa-PB (Grupo A3), Brasiliense-DF e Anápolis-GO (Grupo A5), São Bernardo-SP e Paraná-PR (Grupo A7) e Azuriz-PR, Caxias-RS e Aimoré-RS (Grupo A8).
A 13.ª rodada vai ter mais 15 jogos domingo e outro na segunda-feira.
CONFIRA OS JOGOS DA 13.ª RODADA:
SÁBADO
Nova Iguaçu-RJ 2 x 1 Santo André-SP
São Paulo Crystal-PB 2 x 3 Globo-RN
Juventus-SC 0 x 3 Caxias-RS
Juventude-MA 2 x 2 Tuna Luso-PA
Ceilândia-DF 1 x 0 Grêmio Anápolis-GO
Tocantinópolis-TO 2 x 1 Fluminense-PI
Retrô-PE 1 x 0 Sousa-PB
São Bernardo-SP 1 x 1 Paraná-PR
FC Cascavel-PR 3 x 0 Marcílio Dias-SC
4 de Julho-PI 2 x 1 Moto Club-MA
Caldense-MG 0 x 1 Real Noroeste-ES
Icasa-CE 2 x 5 Afogados-PE
Ferroviária-SP 0 x 2 Bahia de Feira-BA
Lagarto-SE 4 x 1 Atlético Alagoinhas-BA
Juazeirense-BA 1 x 0 Sergipe-SE
Náutico-RR 0 x 6 Amazonas-AM
DOMINGO
11h
Nova Venécia-ES x URT-MG
15h
Pérolas Negras-RJ x Cianorte-PR
Azuriz-PR x São Luiz-RS
Aimoré-RS x Próspera-SC
15h30
Castanhal-PA x Pacajus-CE
Iporá-GO x Brasiliense-DF
16h
ASA-AL x Santa Cruz-PE
Jacuipense-BA x CSE-AL
Ação-MT x Costa Rica-MS
Oeste-SP x Portuguesa-RJ
São Raimundo-AM x Rio Branco-AC
Anápolis-GO x Operário-MT
17h
Pouso Alegre-MG x Inter de Limeira-SP
19h
América-RN x Crato-CE
Humaitá-AC x Porto Velho-RO
SEGUNDA-FEIRA
20h15
Trem-AP x São Raimundo-RR