As seleções de São Paulo confirmaram o favoritismo, fizeram a dobradinha e se sagraram campeãs na Regional Sul-Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16, realizado durante toda a semana na Serra. Os dois títulos, tanto no feminino quanto no masculino, vieram de forma invicta, com vitórias convincentes sob todos os adversários.
Entre as seleções capixaba, o destaque maior ficou com a delegação feminina, que ficou com o terceiro lugar, atrás da seleção do Paraná. Destaque do time local e considerada a melhor jogadora do torneio, a ala Sofia Moschen, ficou feliz com a classificação final.
“Competir este campeonato com a seleção capixaba foi importante para mostrar o basquete dentro do Estado e ajudar as meninas da minha idade que ainda estão crescendo. Dei o máximo durante a minha participação para que a gente conseguisse alcançar os nosso objetivos, que eram chegar no pódio e garantir a vaga na fase final do torneio”, disse a atleta, que atualmente joga pelo Bradesco(SP) e é constantemente convocada para a Seleção Brasileira da categoria.
No masculino, o Espírito Santo ficou com a lanterna, sem nenhuma vitória. O pódio foi formado por São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina (confira a classificação abaixo).
As quatro melhores seleções de cada naipe garantiram vaga para a fase final da competição, que será realizada no segundo semestre, com as melhores equipes de cada região do Brasil.
Os destaques individuais no feminino foram: Cestinha: Nicoly Eloizi (São Paulo), 3 pontos: Nicoly Eloizi (São Paulo), Revelação: Pietra Pagioli (Espírito Santo), MVP: Sofia Moschen (Espírito Santo).
Já no masculino, as conquistas individuais ficaram com os seguintes atletas: Cestinha: Lucas Emanuel (São Paulo), 3 pontos: Wesley Kaue Martins (Santa Catarina)/ Matheus Santos (São Paulo), Revelação: Matheus Viana (Minas Gerais) e MVP Pedro Pastre (São Paulo).
O campeonato
Realizada desde a última quarta-feira (17), na Arena Jacaraípe, na Serra, a Regional Sul-Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-16 contou com a presença de cinco seleções no naipe feminino e seis no naipe masculino.