Esportes

Secretário-geral da ONU vê futebol como forma de união

Nova York – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, embarca para o Brasil na quarta-feira para acompanhar a abertura da Copa do Mundo. “O esporte tem uma capacidade única de nos unir e de nos mostrar o que temos em comum”, disse nesta segunda-feira na sede da instituição em Nova York, em evento que reuniu os 32 embaixadores representantes dos países que estarão na competição, cada um vestindo a camisa de sua seleção.

O objetivo do encontro, promovido pela missão brasileira na ONU, foi fazer uma foto oficial dos embaixadores dos 32 países que vão participar da Copa. Em um clima descontraído, estavam na mesma sala representantes da Rússia e do Irã ao lado da representante dos Estados Unidos, Samantha Power, que chegou atrasada para a foto oficial.

“Não há muitas ocasiões na ONU em que podemos nos reunir simplesmente pelo prazer de sermos Estados-membros dessa organização e de todos apoiarmos a ideia do esporte, o que isso representa para a paz, o desenvolvimento, para a juventude e todos os demais que gostam de assistir ao jogo”, disse a jornalistas o representante brasileiro na ONU, Antonio Patriota.

Quando questionado sobre se as manifestações e greves no País afetam a imagem do Brasil no exterior, Patriota minimizou possíveis impactos negativos. “Só estou sentindo vibração positiva aqui”, disse.

Já Ban Ki-moon afirmou que planeja ver quantos jogos da competição conseguir e estará em São Paulo para a partida de abertura, entre Brasil e Croácia. “Independente do time para o qual cada um torce, estaremos todos admirando os pés extraordinários dos melhores jogadores do mundo”, afirmou em seu rápido discurso, no qual destacou que costuma “de tempos em tempos” jogar futebol e até quebrou a mão em uma partida com alguns embaixadores da ONU.

O secretário-geral prometeu levar sorte à Copa do Mundo. Ban Ki-moon lembrou no evento de hoje que no ano passado deu o chute inicial em um jogo do Real Madrid e o time venceu este ano a Copa do Campeões na Europa. “Espero trazer a todos os times de vocês a mesma sorte”, disse aos embaixadores presentes no encontro.