Eugenio Goussinsky, do R7
Com uma equipe de preparadores tida como de primeiro mundo, a seleção brasileira tem demonstrado boa resistência dentro de campo. As lesões fazem parte de outro departamento, o médico.
No quesito desempenho físico, a equipe parece estar sobrando quando os jogos acabam. No total, os 16 jogadores que disputaram as partidas do Brasil até agora, percorreram 312,5 quilômetros. Os dados são da Fifa.
O que atingiu a maior distância nestes três jogos foi Philippe Coutinho, com 31,8 quilômetros percorridos. Curiosamente, Coutinho correu menos nesta vitória sobre a Sérvia, atingindo 9,6 quilômetros, contra 10838 diante dos suíços e 11.331 contra os costarriquenhos. Tal fator pode ser um indício da melhor atuação do Brasil, já que sinaliza para uma compactação maior e é um retrato da orientação de Tite, que pediu para Coutinho recuar um pouco, a fim de armar o jogo, sem tantas penetrações em direção ao ataque.
Neymar, que chegou a ser ironizado por suas quedas, atingiu a segunda maior distância, com 28 quilômetros, seguido de Gabriel Jesus, com 27,3 quilômetros nessas três partidas.
Outra curiosidade: nos três jogos, o goleiro Alisson, dentro da média dos goleiros, percorreu 14,9 quilômetros, média de quase 5 quilômetros por jogo. Contra a Costa Rica, Alisson, com 5,1 quilômetros, correu uma distância maior do que Willian, que saiu no início do segundo tempo e havia percorrido 4,7 quilômetros. Nos três jogos, Willian correu 24,6 quilômetros.