Esportes

Brasil é eliminado no Mundial e fica sem vaga olímpica

Brasil perdeu para a Letônia por 104 a 84 na Copa do Mundo de Basquete, em Jacarta, na Indonésia, e ainda viu o Canadá avançar de fase e ficar com a vaga olímpica

Foto: Divulgação/Fiba
Brasil foi superado com facilidade pela Letônia e acabou eliminado na Copa do Mundo 

A seleção brasileira foi eliminada da Copa do Mundo de Basquete na manhã deste domingo (3) ao perder por 104 a 84 para a Letônia, em Jacarta, na Indonésia. Pior: com a vitória do Canadá sobre a Espanha poucas horas depois por 88 a 85, o Brasil viu o Canadá avançar de fase e, consequentemente, ficar com a segunda vaga olímpica restante para os representantes da América via Copa do Mundo — a outra vaga é dos Estados Unidos.

O regulamento para a conquista das vagas olímpicas diz que os dois melhores times classificados do continente americano nesta Copa do Mundo se classificam para Paris-2024. Os Estados Unidos já estavam classificados para as quartas de final do Mundial e garantiram a primeira vaga, apesar da derrota neste sábado para a Lituânia.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“A Letônia é um time a ser olhado neste Mundial, vem fazendo jogos impressionantes e não é à toa que deixou Espanha e França para traz. Jogaram muito bem, souberam explorar nossa defesa, e conseguiram matar bolas no estouro do cronômetro. A saída do Caboclo também prejudicou muito a nossa defesa, ele defende muito o aro e sem ele não conseguimos manter isso”, lamentou o técnico da seleção brasileira, Gustavo De Conti. 

Apesar da eliminação, o Brasil ainda tem chances de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A vaga terá que ser conquistada no Pré-Olimpico Mundial em 2024, ainda em sede a ser definida. Ao todo, serão quatro torneios, cada um com seis times, e somente os campeões de cada torneio vão para Paris-2024.

Como foi a partida

Com o Grupo L da segunda fase embolado, Brasil e Letônia entraram em quadra para uma espécie de “mata-mata” e, quem vencesse, avançaria às quartas de final. Após um jogo muito parelho no primeiro tempo, o Brasil se perdeu em quadra na metade final e viu o rival sobrar em quadra, construindo rapidamente a vantagem de 20 pontos.

O Brasil se despede da Copa do Mundo com três vitórias (contra Irã, Costa do Marfim e Canadá) e duas derrotas (para Espanha e Letônia). Sem o armador Raulzinho, que sofreu uma grave lesão no joelho logo na primeira partida do Mundial, o Brasil entrou em quadra neste domingo com o quinteto titular formado por Yago, Georginho, Léo Meindl, Tim Soares e Bruno Caboclo.

LEIA TAMBÉM: Verstappen estabelece novo recorde de vitórias na Fórmula 1