Esportes

Seleção de 'Vini' busca classificação para as quartas contra o Egito na Rio 2016

Com quatro pontos conquistados em duas belíssimas vitórias, a seleção maculina de handebol do Brasil segue embalada e confiante em um bom resultado

O capixaba Vinícius Teixeira atua como pivô e é reserva imediato de Alexandro Pozzer, o “Tchê” Foto: Reprodução/Instagram

A equipe masculina de handebol entra em quadra contra o Egito, neste sábado (13), às 16h40, na Arena do Futuro, em busca da classificação para as quartas de final dos Jogos Olímpicos. Com quatro pontos conquistados em duas belíssimas vitórias, o grupo segue embalado e confiante em um bom resultado. 

Até agora, na fase classificatória, os brasileiros derrotaram a Polônia, medalhista de bronze no último Mundial, e a Alemanha, atual campeã europeia. Dois resultados e tanto, que demonstraram o potencial da equipe da casa na competição. Agora, será a vez dos campeões do Continente Africano no penúltimo jogo da primeira etapa. 

O Brasil soma quatro pontos e está muito próximo de garantir seu primeiro objetivo, que é avançar para a próxima fase. Para isso, precisa passar pelo Egito que é uma equipe com grande força física. Os oponentes sofreram duas derrotas, uma para a Eslovênia e outra para a Polônia, e garantiram uma. Ignora contra a Suécia. A última vez que Brasil e Egito se enfrentaram foi em um torneio preparatório no início de 2015, antes do Mundial do Qatar. Na ocasião, a equipe da África, que jogava em casa, venceu os dois jogos por 25 a 23 e 23 a 22. 

O capitão Thiagus Petrus prevê dificuldades para o Brasil, pois o Egito tem mostrado que pode jogar de igual para igual com as posturas equipes do grupo. “Vai ser um jogo difícil. O Egito é muito forte fisicamente e vem demonstrando que podem ganhar de qualquer um, como ganhou da Suécia. Vamos assistir aos jogos deles para nos prepararmos bem para conseguir essa vitória”, comentou o armador esquerdo, responsável por vários gols do Brasil nas partidas anteriores, mesmo sendo um dos mais marcados pelos adversários. 

Por enquanto, o Brasil é o terceiro colocado da chave B, com quatro pontos. A Eslovênia lidera com seis, seguida pela Alemanha também com quatro. A Polônia é a quarta colocada, com dois pontos, mesmo número do Evito, que vem em quinto. A Suécia é a sexta, ainda sem pontuar. 

Tabela primeira fase – grupo B

Domingo (7)
Suécia 29 x 30 Alemanha 
Brasil 34 x 32 Polônia
Eslovênia 27 x 26 Egito 

Terça-feira (9)
Alemanha 32 x 29 Polônia 
Brasil 28 x 31 Eslovênia
Egito 26 x 25 Suécia 

Quinta-feira (11)
Polônia 33 x 25 Egito 
Brasil 33 x 30 Alemanha
19h50 – Eslovênia x Suécia 

Sábado (13)
9h30 – Eslovênia x Alemanha 
16h40 – Brasil x Egito
19h50 – Suécia x Polônia 

Segunda-feira (15)
9h30 – Polônia x Eslovênia 
11h30 – Alemanha x Egito
16h40 – Brasil x Suécia

Seleção Masculina 

Goleiros: César Almeida “Bombom” (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e Maik Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP). 

Armadores: Haniel Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo “Zé” (Wisla Plock-Polônia), Leonardo Santos “Léo” (Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais: Diogo Hubner (São Caetano-SP), Henrique Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro da Silva (Chambéry Savoie-França). 

Pontas: André Martins Soares “Alemão” (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP). 

Pivôs: Alexandro Pozzer “Tchê” (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Teixeira “Vini” (reserva) (Taubaté/FAB/Unitau-SP).