Esportes

Seleção feminina de vôlei atropela Porto Rico no Pré-Olímpico

Brasil vence Porto Rico por 3 sets a 0 e segue firme na disputa por vaga nas Olimpíadas de Paris/2024

Foto: Divulgação / FIVB

Após levar um susto e se complicar na tabela do Pré-Olímpico, a seleção brasileira feminina de vôlei atropelou Porto Rico nesta quarta-feira (20). A equipe aplicou 3 sets a 0 no adversário (25/21, 25/15 e 25/9), em Tóquio. O resultado manteve a seleção na briga por uma vaga nos Jogos de Paris-2024.

O Brasil chegou aos 11 pontos e subiu para o provisório segundo lugar, atrás apenas da líder Turquia, dona de 12 pontos. Mas o Japão, que ainda joga nesta quarta, poderá superar as brasileiras na tabela. No Pré-Olímpico, se classificam apenas os dois primeiros colocados da tabela, disputada em formato de pontos corridos.

A seleção brasileira folga nesta quinta-feira e volta à quadra na sexta. O adversário será justamente a líder Turquia, às 4 horas, pelo horário de Brasília. Depois, os rivais serão a Bélgica, no sábado, no mesmo horário, e o anfitrião Japão, no domingo, às 7h25. Todas as partidas são transmitidas pelo canal SporTV 2.

“Hoje foi como deveria ter sido ontem para não passarmos as dificuldades que passamos. A Diana e a Rosamaria entraram bem contra a Bulgária e queríamos ver como elas iriam se sair começando o jogo. Desde o início do Pré-Olímpico falamos que vamos precisar de todo o time. É uma competição longa e desgastante. Agora vamos enfrentar três jogos em sequência. Ontem nós fomos Thaisa e Gabi dependentes e precisamos dividir as responsabilidades. Hoje fomos um time jogando toda a partida”, avaliou o técnico José Roberto Guimarães.

Como foi o jogo

O Brasil entrou em quadra nesta quarta sob pressão, apesar de vir de três vitórias em três jogos. Isso porque o triunfo sobre a Bulgária foi obtido pelo placar de 3 sets a 2 e, ao perder dois sets, a seleção desperdiçou um ponto na classificação e caiu do primeiro para o terceiro lugar da tabela.

Foto: Divulgação / FIVB
Rosamaria foi titular e terminou a partida contra Porto Rico com 15 pontos marcados

Diante desta dificuldade, o técnico José Roberto Guimarães resolveu fazer mudanças na escalação. E colocou Diana e Rosamaria nos lugares de Carol e Kisy. As demais titulares foram Roberta, Gabi, Julia Bergmann, Thaisa, além da líbero Nyeme. Ao longo da partida, entraram em quadra: Kisy, Naiane, Carol, Tainara e Pri Daroit.

As alterações deram certo e o Brasil dominou o equipe porto-riquenha do começo ao fim. O maior destaque brasileiro foi justamente Rosamaria, autora de 15 pontos. Thaisa contribuiu com 14, enquanto Diana e Julia Bergmann anotaram 13. Pelo time de Porto Rico, o destaque foi Brittany Abercrombie, com oito pontos.