Sem sustos, a seleção brasileira feminina de vôlei fez uma estreia tranquila na Olimpíada de Paris-2024. A equipe comandada por José Roberto Guimarães atropelou o modesto time do Quênia por 3 sets a 0, com parciais de 25/14, 25/13 e 25/12, na manhã desta segunda-feira (29).
Rosamaria e Carol foram os principais destaques do Brasil, com 13 pontos cada, em dia inspirado do bloqueio brasileiro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
COMO FICA A TABELA
O placar tranquilo pode ajudar o Brasil na definição da chave, uma das mais complicadas destes Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A seleção terá pela frente nas próximas rodadas rivais difíceis como Japão e Polônia. E o saldo de pontos é um dos critérios de desempate. Pelo formato de disputa, avançam às quartas de final as duas equipes mais bem classificadas de cada grupo e as duas melhores terceiras colocadas.
Medalhista de prata nos Jogos de Tóquio-2021, o Brasil volta à quadra na quinta-feira (1º) para enfrentar as japonesas. O jogo contra as polonesas está marcado para o próximo domingo, dia 4 de agosto.
VEJA TAMBÉM: Brasil fecha o terceiro dia dos Jogos Olímpicos sem medalha
COMO FOI O JOGO
Nesta segunda, Zé Roberto surpreendeu ao escalar a levantadora Macris no lugar de Roberta, que se destacou ao longo da última Liga das Nações. A equipe titular contou com Macris, Rosamaria, Gabi, Ana Cristina, Carol, Thaisa e a líbero Nyeme. O time queniano contava com um brasileiro no comando até um mês antes dos Jogos Olímpicos, quando o técnico brasileiro Luizomar de Moura foi demitido.
Como era esperado, o Brasil não enfrentou dificuldades em quadra ao longo dos três sets. Na primeira parcial, até mesmo o bloqueio, fundamento que não costuma ser destaque da seleção, funcionou com dois pontos seguidos. Concentrada, a equipe abriu 20/12 com facilidade e tratou de conter qualquer empolgação das quenianas.
Antes mesmo do fim do primeiro set, Zé Roberto já rodava a equipe, dando chance a reservas, como Tainara. O mesmo aconteceu na segunda parcial, com a entrada de Julia Bergmann. Roberta, que começou no banco, foi para a quadra ainda no primeiro set.
As mudanças não afetavam o ritmo de jogo da seleção brasileira, que exibia maior entrosamento em comparação à última edição da Liga das Nações, quando terminou em quarto lugar. Sólido em todos os fundamentos, até mesmo nos bloqueios, a equipe feminina fez 19/10 e encaminhou o segundo set, mais uma vez sem sobressaltos.
O clima mais relaxado em quadra não impediu o Brasil de manter uma boa vantagem também no terceiro set. Com Tainara, Roberta e Diana em quadra, a seleção fez 19/9 e encaminhou o triunfo com tranquilidade, mesmo em dia discreto de Gabi, que terminou o jogo com apenas oito pontos. No total, o Brasil somou 16 pontos no bloqueio, um dos melhores fundamentos da equipe nesta estreia.
VEJA TAMBÉM: Bia Haddad é eliminada e se classifica no mesmo dia em Paris-2024