A seleção brasileira feminina de handebol ganhou neste domingo (29) a medalha de ouro no Pan de Santiago. O handebol feminino conquistou o sétimo título pan-americano consecutivo, ao derrotar a Argentina por 30 a 18. Desde os Jogos de Winnipeg/99, a seleção feminina não dá chances às adversárias e só volta para casa após ouvir o Hino Nacional. O ouro em Santiago valeu a vaga para os Jogos Olímpicos Paris/2024.
“É sempre uma honra representar o Brasil. Sabemos que os Jogos Pan-americanos são uma competição muito importante, conquistamos a vaga olímpica, então é um prazer enorme fazer parte disso. Sabíamos que não tínhamos outro objetivo que não fosse a vaga olímpica e agora temos o Mundial, em dezembro, pela frente. Vamos passo a passo. Eu acredito muito nesse time”, disse Bruna de Paula.
O jogo começou com atraso por causa de goteiras no ginásio. Adriana, mais conhecida por Doce, aniversariante do dia (33 anos), foi a maior pontuadora brasileira com 10 gols, juntamente com Francielle Rocha.
A seleção do Paraguai ficou com a medalha de bronze, ao derrotar o Chile por 23 a 20. A paraguaia Fernanda Insfran foi a maior anotadora da partida, com dez gols. Valeska Lovera marcou nove para o Chile.
No basquete feminino, o Brasil conquistou o ouro, ao vencer a Colômbia por 50 a 40, em um jogo muito fraco tecnicamente. Erika, com 13 pontos, foi a cestinha da partida. Leila marcou dez.
Na disputa do terceiro lugar, a Argentina bateu Cuba por 75 a 66. A cubana Anisleidy e a argentina Camila Suárez foram as cestinhas com 27 pontos cada.
TÊNIS DE MESA
A equipe brasileira de tênis de mesa se classificou para as três semifinais de duplas da modalidade. No masculino, Hugo Borges e Vitor Ishiy derrotaram nas quartas de final os canadenses Simeon Martin e Edward Ly por 4 a 2.
Pelo mesmo placar, Giulia Takahashi e Bruna Takahashi eliminaram as cubanas Estela Crespo e Daniela Fonseca nas duplas femininas.
Já nas duplas mistas, a vitória de Bruna Takahashi e Vitor Ishiy foi por 4 a 1 sobre os americanos Jishan Liang e Ann Lily Zhang.