Zurique – O camaronês Issa Hayatou vai substituir o presidente da Fifa, Joseph Blatter, no encerramento do Mundial Feminino, disputado no Canadá. O vice-presidente sênior da entidade máxima do futebol vai viajar até Vancouver para prestigiar a final da competição, entre Estados Unidos e o vencedor de Japão x Inglaterra.
A informação foi confirmada à agência The Associated Press por Hicham el Amrani, secretário-geral da Confederação Africana de Futebol, a qual está ligado Hayatou. Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, também confirmou que não estará presente na decisão do Mundial.
Na terça, a Fifa alegou que Blatter e Valcke não poderiam viajar em razão dos “compromissos atuais em Zurique”. Apesar da justificativa da entidade, especula-se que os dirigentes permanecerá na cidade suíça justamente por serem os protagonistas do escândalo de corrupção que vem abalando a Fifa desde o fim de maio.
A viagem ao Canadá deixaria ambos próximos aos Estados Unidos, que lidera a investigação contra a Fifa e poderia aproveitar a oportunidade para emitir mandados de prisão. Blatter chegou a anunciar que vai deixar a presidência da entidade, numa tentativa de escapar do escândalo. Já Valcke segue como um dos principais alvos da Justiça norte-americana.
Não é a primeira vez que Blatter se ausenta de um evento futebolístico de extrema importância para a entidade nestas últimas semanas. O presidente da Fifa não esteve na decisão do Mundial Sub-20, realizada há onze dias na Nova Zelândia. E nem na abertura do próprio Mundial Feminino, no dia 6 de junho.