Paris – Para quem já faturou mais de 60 títulos apenas em simples – e quase 100 no total -, a conquista deste sábado poderia ser só mais uma. Mas Serena Williams tinha muitos motivos para comemorar a vitória na final de Roland Garros sobre a checa Lucie Safarova. O título é o seu 20.º em eventos de Grand Slam.
“Vencer meu 20.º Grand Slam em Roland Garros é muito especial para mim, porque eu nunca tive um grande sucesso aqui. Eu quero agradecer todos os fãs. É um sonho que eu tenha ganhado este título”, comemorou Serena, em francês, falando com o público presente à quadra Philippe-Chartier.
Apesar da enorme superioridade sobre as rivais, Serena só faturou seu terceiro título de Roland Garros, torneio que venceu em 2002 e 2013. Ela ganhou seis vezes no US Open e outras seis no Aberto da Austrália. Em Wimbledon, vai também atrás do sexto título.
Se conseguir a vitória na grama, vai fechar o Grand Slam, porque venceu o US Open do ano passado e ganhou o Aberto da Austrália esse ano. Após 21 vitórias seguidas em Grand Slam, passa a sonhar em ganhar os quatro eventos no mesmo ano. “Por que não? É provavelmente a coisa mais difícil do tênis, mas é possível”, opina o técnico dela, Patrick Mouratoglou.
Com 20 títulos de Grand Slam em simples, Serena se aproxima ainda mais da alemã Steffi Graf (22) e da australiana Margaret Smith Court (24). Aos 33 anos, a caçula das irmãs Williams tem tudo para se aposentar como a maior campeã.