O Porto Vitória estreou na Série D do Brasileiro com empate em 1 a 1 com o Nova Iguaçu. Foi o primeiro jogo da história do Porto Vitória numa competição nacional.
Na próxima rodada, o “Verdão da Capital” visita o Pouso Alegre-MG, no sábado (26), às 17 horas, no estádio Manduzão.
Leia também:
Série D: Rio Branco estreia com derrota fora de casa
Atacante capixaba de 17 anos assina primeiro contrato profissional com o Corinthians
Como foi a estreia do Porto Vitória na Série D
Fundado em 2014 e com atuação no futebol profissional desde 2021, o Porto Vitória fez neste sábado o seu primeiro jogo numa competição nacional.
O time mandou o jogo no Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, porque o estádio Kleber Andrade recebeu um show sertanejo. Mesmo fora de casa, o Nova Iguaçu teve a posse de bola. Ainda assim, o time capixaba assustou em duas oportunidades, com Athirson e com Xavier.
Os gols saíram apenas no segundo tempo. Aos 26 minutos, Elton Martins fez o primeiro gol da história do Porto Vitória em competições nacionais. Ele recebeu passe pelo lado direito do ataque e finalizou sem chance para o goleiro.
Já nos minutos finais, porém, o Nova Iguaçu empatou com Lucas Cruz, aos 43, pegando rebote de fora da área.
Times do ES no mesmo grupo da Série D
Porto Vitória e Rio Branco são as duas equipes do futebol capixaba na Série D do Brasileiro. Ambaso estão no Grupo A6, com equipes do futebol carioca, mineiro e paulista.
- Grupo A6: RIO BRANCO, PORTO VITÓRIA, Nova Iguaçu-RJ, Boavista-RJ, Pouso Alegre-MG, Maricá-RJ, Portuguesa-SP e Água Santa-SP.
Formato de disputa
As 64 equipes participantes que sonham com o acesso e o título foram divididas em oito grupos, com oito integrantes em cada. A primeira fase terá 14 rodadas, com turno e returno e jogos dentro de cada grupo. Ao fim, as quatro melhores equipes de cada grupo avançam para a segunda fase.
Desta etapa em diante, as vagas serão decididas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta, até a final.
Os quatro times classificados para a semifinal já se garantem na edição do próximo ano da Série C. As finais da Série D estão previstas para os dias 28 de setembro e 5 de outubro.
Ficha técnica:
Porto Vitória 1 x 1 Nova Iguaçu
PORTO VITÓRIA: Aydhan; Thainler, Ferrugem, Nascimento e Thallyson; Athirson, Alisson Ribeiro (João Vasconcelos), Mateusão (Henrique Melo) (Araujo) e Willyan Sotto (Elton Martins); Patrick (Hítalo) e Lucas Xavier. Técnico: Rodrigo Chagas
NOVA IGUAÇU: Lucas Maticoli; Renan, Artur Neves, Yan e Sidney; Igor Guilherme, Jorge Pedra e Lucas Cruz; Xandinho, Charopen e Andrey. Técnico: Carlos Vitor
GOLS: segundo tempo — Elton Martins, aos 26 minutos, Lucas Cruz, aos 43
ÁRBITRO: Victor Cirilo (PR)
RENDA: não disponível
PÚBLICO: 204 pagantes (505 presentes)