Fluminense e Vasco abriram a terceira rodada do Brasileirão com um clássico bastante movimentado, principalmente no segundo tempo, no Maracanã. Premiado por um primeiro tempo melhor, o time tricolor venceu por 2 a 1, com gols de Ganso e Martinelli. Vegetti descontou para a equipe cruz-maltina.
A partida foi acompanhada pelo técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, e teve lances polêmicos de arbitragem.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A vitória deste sábado (20) encerrou um jejum do Fluminense em clássicos. A última vitória tinha sido na final do Campeonato Carioca em 9 de abril de 2023, quando fez 4 a 1 no Flamengo e faturou o título. De lá para cá, foram 13 jogos, com sete empates e seis derrotas diante dos rivais cariocas.
O Vasco, por outro lado, perdeu seu primeiro clássico no ano, já que tinha uma vitória (Botafogo) e dois empates (Flamengo e Fluminense) no Carioca.
Após um empate e uma derrota, o Fluminense conquistou sua primeira vitória no Brasileirão e chegou a quatro pontos. O Vasco, depois de estrear com vitória, soma sua segunda derrota seguida e permanece com três.
COMO FOI O JOGO
O clássico começou agitado e o Fluminense foi melhor no primeiro tempo. Logo aos 10 minutos, conseguiu abrir o placar com Paulo Henrique Ganso. Marcelo recebeu com espaço na esquerda e fez cruzamento perfeito para Ganso cabecear no cantinho, sem chance para Léo Jardim: 1 a 0
Minutos depois, houve um lance polêmico. Após chute de Vegetti, a bola toca no braço do zagueiro Manoel dentro da área do Fluminense. O árbitro marcou apenas tiro de meta na sequência do lance e, após revisão, o VAR não recomendou sua ida à cabine e o jogo seguiu, sem marcação do pênalti.
O clima esquentou um pouco antes do intervalo, até mesmo com alguns cartões amarelos por discussão. O Vasco chegou mais ao ataque nos últimos minutos com cruzamentos na área, mas sem chances claras de gol.
LEIA TAMBÉM: Fluminense pode fazer dois jogos seguidos no Kleber Andrade; veja quais
VASCO VOLTA MELHOR
Na volta para o segundo tempo, Ramón Díaz fez três alterações no Vasco, com as entradas do estreante Hugo Moura, ex-Athletico-PR, Rayan e Erick Marcus. As mudanças surtiram efeito, com chance clara de Rayan, que chutou em cima de Fábio.
Aos sete minutos, porém, o Fluminense teve uma chance e não desperdiçou. Samuel Xavier foi acionado na direita e cruzou. A bola chegou até Martinelli, que tinha iniciado a jogada. Completamente livre dentro da área, ele dominou com o peito e finalizou para fazer 2 a 0.
A resposta do Vasco veio apenas dois minutos depois. Hugo Moura recebeu na intermediária e fez cruzamento na medida para Vegetti, que subiu alto e cabeceou por cima de Fábio para diminuir o placar em 2 a 1. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar.
A etapa ficou bastante movimentada com ataques para os dois lados. O Fluminense quase fez o terceiro com Marquinhos, que cobrou falta no travessão. Já o Vasco balançou a rede com Vegetti, que saiu na cara de Fábio e tocou na saída do goleiro. Entretanto, a arbitragem marcou impedimento, confirmado pelo VAR.
Nos acréscimos, Arias invadiu a área pela esquerda e poderia ter feito o terceiro, mas Léo Jardim fez grande defesa. Douglas Costa também tentou de fora da área, para nova defesa do goleiro vascaíno. O Vasco teve chance com Clayton, aparentemente impedido, que saiu na cara de Fábio e chutou para fora. Com isso, o Fluminense confirmou a vitória.
FLUMINENSE 2 X 1 VASCO
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Felipe Melo (Antônio Carlos), Manoel e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso (Lima); Arias, German Cano (John Kennedy) e Marquinhos (Douglas Costa). Técnico: Fernando Diniz.
VASCO – Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Matheus Carvalho (Hugo Moura), Sforza (Zé Gabriel) e Galdames (Erick Marcus); Rossi (Rayan), Vegetti e David (Clayton). Técnico: Ramón Díaz.
GOLS – Paulo Henrique Ganso, aos dez minutos do primeiro tempo. Martinelli, aos sete, e Vegetti, aos nove minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Felipe Melo, André, Paulo Henrique Ganso e Lima (Fluminense). Zé Gabriel, Mateus Carvalho, Hugo Moura, Galdames e Vegetti (Vasco).
ÁRBITRO – Wilton Pereira Sampaio (GO).
RENDA – R$ 1.443.877,50.
PÚBLICO – 23.123 pagantes (25.842 presentes).
LOCAL – Maracanã