É difícil saber como ou quando um sonho surge para uma criança. Mas são muitos os coraçõezinhos brasileiros que um dia passam a desejar bater em grandes palcos do futebol mundial. Vestir a camisa de grandes clubes, quem sabe até defender a seleção brasileira.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Se antes esse sonho era mais comum entre meninos, hoje eles ganham cada vez mais espaço na imaginação de meninas. Uma delas é a Sofia Gamonal, que aos 13 anos, mesmo jogando entre atletas mais velhas, foi decisiva no triunfo do Estadual FC sobre o União Vitória, na estreia das equipes na Copa Vitória das Comunidades.
O placar de 3 a 0 contou com dois gols de Sofia. O primeiro deles, um golaço em que deixou até a goleira adversária pelo caminho. Mas o que nem todos que estavam no Campo do Jabour sabiam, é que esses seriam também os dois últimos gols dela com a camisa 7 do Estadual FC. É que surgiu para ela uma grande chance de realizar o sonho de se profissionalizar no futebol: um convite do São Paulo para que ela integre a equipe sub-15 do clube paulista.
“Eu tô muito feliz com essa oportunidade porque todo mundo sabe que é uma das melhores categorias de base e um dos maiores clubes do Brasil. Então, a expectativa está lá em cima!”, comemorou Sofia.
A jovem promessa capixaba chegou ao Estadual FC há quase dois anos, após se destacar em competições como os Jogos Estudantis. Se jogar com meninas mais velhas poderia ser um desafio, a recepção das novas colegas foi uma ajuda e tanto.
“Ser mais nova é diferente. Na força física, não tem jeito, elas são bem superiores. Mas com o tempo eu fui me adaptando e as meninas me ajudaram muito, desde que cheguei aqui. Não vou chorar (na despedida), mas eu amo muito estar com elas. Jogar aqui foi muito legal e eu me senti acolhida desde que cheguei aqui”, contou Sofia.
ÍMPETO E HABILIDADE
Treinador da jovem craque ao longo da passagem pelo Estadual, Thyago Torrezani contou que, no início, foi difícil segurar o ímpeto da pequena atleta, mas que no fim ela conseguiu assimilar bem as instruções e manteve a característica de jogo.
“Quando ela chegou, tinha aquele ímpeto muito forte, uma certa falta de paciência. Tentamos fazê-la entender que, às vezes, é preciso dosar um pouco pra durar mais tempo no jogo. Afinal, o tempo de jogo é maior no futebol adulto. Isso é importante, porque ela é muito habilidosa e agressiva com a bola nos pés. Não tem medo de partir pra cima”, disse o “professor”.
PRIMEIRO TREINO COM O SÃO PAULO
O primeiro treinamento de Sofia com a camisa do São Paulo aconteceu na última terça-feira (6). Ela mudou para a capital a paulista junto com a mãe, Simone Gamonal, que comentou o processo de mudança da família.
“Foi uma mudança repentina e ainda estamos nos adaptando. Graças a Deus encontramos famílias de outras jogadoras que estão ajudando bastante com logística e informações. O clube tem uma estrutura muito boa e profissionais atenciosos”, explicou Simone.
Se o caminho para a realização de um sonho é longo, dá pra dizer que, aos 13 anos, Sofia já conseguiu dar passos importantes. E o mais importante: acompanhada da família, de profissionais como o Thyago e das amizades feitas ao longo do percurso.
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
Atual campeão, o Estadual FC, agora sem a presença de Sofia, volta a campo na próxima quarta-feira (12) para enfrentar o São Geraldo em seu último compromisso pela primeira fase da Copa Vitoria das Comunidades.
Um empate garante a equipe do professor Thyago nas semifinais da competição. Os dois times estão no Grupo A, que tem também o União Vitória.