Rio – A confusão ocorrida domingo nas arquibancadas do Maracanã, no confronto diante do Flamengo, custou caro para o Corinthians e sua torcida. Nesta segunda-feira, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Ronaldo Placente, deferiu uma liminar suspendendo as torcidas organizadas do clube em jogos como mandante e visitante. Além disso, o setor Norte do Itaquerão foi interditado.
A decisão vale até que o caso seja julgado pela comissão disciplinar do STJD, algo que deve ocorrer, no mínimo, dentro de 15 dias. O tribunal já havia interditado o setor da arena após confusão de torcedores no clássico com o Palmeiras. O pedido de liminar foi feito pela procuradoria da corte desportiva, que encaminhou a denúncia do caso.
As punições não devem parar por aí. Nesta terça, a procuradoria do STJD deve apresentar denúncia contra os dois times. Além do tumulto provocado por corintianos, imagens de TV flagraram um torcedor rubro-negro jogando um copo d’água em Marquinhos Gabriel. Ambas as equipes correm o risco de perder até dez mandos de campo.
Na súmula, o árbitro da partida, Anderson Daronco (Fifa-RS), relatou apenas o tumulto nas arquibancadas. O procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, informou que a procuradoria estava analisando as provas e que deverá formalizar a denúncia na terça.
É provável que tanto o Corinthians quanto o Flamengo sejam enquadrados no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de desordem, invasão ou arremesso de objetos no campo. A pena prevista é de perda de até dez mandos e de multa que pode chegar a R$ 100 mil. O julgamento deverá ocorrer provavelmente em até duas semanas.
Mesmo que as imagens não apontem para o envolvimento de torcedores do Flamengo no tumulto nas arquibancadas, o clube carioca deverá ser denunciado pelo fato de ser o mandante da partida.