Esportes

Suárez brilha diante do Botafogo e bota o Grêmio na luta pelo título

Com três gols, Suárez comanda a virada do Grêmio por 4 a 3 sobre o Botafogo, que sofre a quarta derrota seguida e pode perder a liderança na próxima rodada

Suárez brilha diante do Botafogo e bota o Grêmio na luta pelo título
Foto: Alexandre Durão / Grêmio FBPA
Suárez abraça Ferreirinha: uruguaio foi o grande nome da vitória de virada do Grêmio sobre o Botafogo

Em noite inspirada de Luis Suárez, o Grêmio venceu o Botafogo na noite desta quinta-feira (9) por 4 a 3, de virada, em São Januário, pela 33ª rodada do Brasileirão. O time gaúcho chegou a estar perdendo por 3 a 1 no início do segundo tempo, mas terminou na frente e entrou de vez na luta pelo título.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Foi a quinta vitória consecutiva do Grêmio, que assumiu a vice-liderança, com 59 pontos. Tem a mesma pontuação que o líder Botafogo, contudo, perde no saldo de gols (23 a 8) e tem um jogo a mais — o Fogão ainda jogará com o Fortaleza pela 29ª rodada.

“É um jogo muito importante na minha carreira. Tive muitos jogos importantes e esse será um dos que vou lembrar na minha larga e bonita carreira”, comemorou Suárez, ex-Liverpool, Barcelona e Atlético de Madrid.

O uruguaio, que chegou a 14 gols no Brasileirão, recebeu elogios de Neymar logo após a partida. Os dois foram companheiros de ataque no Barcelona. “Joga muito”, escreveu Neymar em suas redes sociais.

Em compensação, o Botafogo conheceu sua quarta derrota consecutiva e perdeu fôlego na briga pela taça. Já são cinco rodadas sem vencer — quatro derrotas e um empate — e o time saiu de campo novamente vaiado. A pressão em cima do técnico Lúcio Flávio aumenta e a diretoria pode mexer novamente no comando time nos próximos dias.

“A torcida hoje teve o papel que ela sempre teve de apoiar e incentivar a equipe até o final. De fato, mais uma noite de frustração não apenas para o torcedor, mas também para nós. Não queríamos que isso tivesse acontecido. A equipe mais uma vez abriu um resultado que era muito interessante para o início do segundo tempo”, lamentou Lúcio Flávio, que foi xingado pela torcida no segundo tempo.

Como foi o jogo

Foto: Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo saiu na frente no placar com gol de Diego Costa, mas perdeu o jogo de virada

O início de jogo deu indícios de que Botafogo e Grêmio protagonizariam grande partida. E o melhor: com muitos gols. Logo aos cinco minutos, Hugo recebeu na esquerda e cruzou para Diego Costa. O atacante botafoguense dominou e chutou na saída do goleiro Gabriel Grando para abrir o placar.

Mas o Grêmio, ainda se adaptando a partida, não se abateu e empatou três minutos depois, quando Carballo deu ótima assistência para Everton Galdino nas costas da marcação. O atacante invadiu a área e finalizou no contrapé do goleiro Lucas Perri.

LEIA TAMBÉM: Papa Francisco recebe camisa e flâmula do Fluminense

Com a partida bastante aberta, o Botafogo seguiu tentando no ataque e contou com a boa fase de Júnior Santos para tomar novamente a frente do marcador. Aos 28, Marlon Freitas serviu Diego Costa e ele finalizou para defesa de Gabriel Grando. No rebote, Júnior Santos só completou para as redes: 2 a 1.

Apesar da desvantagem no placar, o Grêmio vinha tendo boa apresentação e ficou na bronca com a arbitragem antes do intervalo, quando Di Placido teria desviado bola com a mão dentro da área em lance de Besozzi. O lance sequer foi revisado pelo VAR, o que também irritou Renato Gaúcho.

No segundo tempo, Botafogo e Grêmio voltaram em ritmo alucinante. Logo no primeiro minuto, Di Placido cruzou para Marlon Freitas e o volante finalizou cruzado para fazer o terceiro gol alvinegro. O que ninguém contava é que Luis Suárez mudaria o roteiro do jogo para o Grêmio. Aos quatro minutos, ele recebeu cruzamento, passou pela marcação de Hugo e chutou na saída de Perri para descontar. Depois, aos oito, Ferreira serviu Suárez e o atacante finalizou cruzado para deixar tudo igual.

Inspirado, Suárez chamou a responsabilidade e aos 23 minutos fez seu terceiro gol na partida. Em boa triangulação no meio-campo, Villasanti tocou de primeira para o uruguaio no ataque e ele chutou forte. A bola ainda tocou em Perri antes de novamente ir para as redes, o gol da virada.

O quarto gol mudou o ambiente em São Januário e, se antes a torcida do Botafogo apoiava, passou a vaiar e criticar seus jogadores. 

BOTAFOGO 3 X 4 GRÊMIO

Estádio: São Januário

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo (Marçal); Danilo Barbosa (Eduardo), Marlon Freitas e Tchê Tchê (Janderson); Júnior Santos (Luis Henrique), Diego Costa e Victor Sá (Carlos Alberto). Técnico: Lúcio Flávio.

GRÊMIO: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Ronald (Gustavo Martins), Villasanti e Carballo (Cristaldo); Luis Suárez (JP Galvão), Lucas Besozzi (Ferreira) e Everton Galdino (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Gaúcho.

GOLS: Diego Costa, aos 5; Everton Galdino, aos 8; e Júnior Santos, aos 28 minutos do primeiro tempo. Marlon Freitas, a 1; e Luis Suárez aos 4, 8 e 23 minutos do segundo tempo

ÁRBITRO: Ramon Abatti Abel (SC)

RENDA E PÚBLICO: não disponíveis