Os surfistas amadores deram início, neste sábado (08), à “Tríplice Coroa Quebra Onda de Surf 2019”, na praia de Povoação, em Linhares, norte do Estado. O mar estava agitado durante o dia e os atletas tiveram que encarar ondas que chegavam a dois metros.
Alguns dos destaques do dia foram Benito Dagostini, pela categoria regional, Gustavo Bone, da open, e Daniel Ortiz e Renato Coutinho, ambos da categoria master.
As disputas continuarão neste domingo (09), a partir das 8 horas, ainda envolvendo surfistas amadores. Os profissionais só entrarão na água no próximo fim de semana, entre sexta-feira (14) e domingo (16). As provas contarão com a cobertura da Jovem Pan e do jornal online Folha Vitória e poderão ser acompanhadas ao vivo.
Confira a galeria de fotos:
Novas etapas
As próximas etapas acontecem nas praias de Pontal do Ipiranga no mês de agosto e em Regência no mês de outubro. O circuito é organizado pela ASL – Associação de Surf de Linhares, em conjunto com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e com apoio da Fundação Renova.
Uma das novidades deste ano é a premiação. A categoria profissional vai premiar com R$ 40 mil por etapa, e o vencedor do circuito ganha uma passagem para a alta temporada havaiana. Nas categorias amadoras, a novidade é a inclusão dos Gromets (até 12 anos), Junior (sub 17) e Kahuna (acima de 45 anos). Os campeões do circuito das categorias Regional, Open e Master, ganham viagem para El Salvador.
Surfistas profissionais
Entre os surfistas, Kristyan Kymerson defende o título. Junto dele, é esperado a presença de vários atletas que competem no circuito brasileiro e internacional, como Rafael Teixeira, Lysandro Leandro, Raoni Monteiro, Hizunome Bettero e Heitor Alves entre grandes, na disputa pelo prêmio e melhor colocação no ranking brasileiro. E foi por meio do título de campeão brasileiro pela Abrasp que Krystian conseguiu a tão sonhada vaga para a disputa do mundial, que acontecerá em Saquarema este ano.
Transmissão ao vivo
Além do aumento da premiação, o evento contará com uma grande estrutura e terá transmissão ao vivo, no Folha Vitória, e flashes na Pan Vitória.
Em 2019, a disputa salta para o nível 5A da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional) e da Fesurf (Federação Capixaba de Surf|). A primeira etapa é em formato festival, com show de surfe na praia e apresentações musicais na vila.