O técnico Arthur Elias avaliou como muito positivo o desempenho da seleção brasileira feminina nos dois amistosos disputados com a Colômbia no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
No jogo da noite de terça-feira (29), debaixo de muita chuva, o Brasil venceu a Colómbia por 3 a 1. Antes, no sábado (26), houve empate por 1 a 1. Foi a primeira vez da seleção brasileira feminina principal no Espírito Santo.
VEJA TAMBÉM:
> Brasil vence a Colômbia em noite de muita chuva no Kleber Andrade
> Botafogo busca 1ª final da Libertadores na sua história
> Atlético-MG é o primeiro finalista da Libertadores
“OLIMPÍADA JÁ PASSOU”
Em entrevista coletiva logo após a partida de terça, Arthur Elias elogiou a resposta das jogadoras convocadas e disse que a seleção tem que trabalhar para evoluir jogo a jogo. Ele destacou que 25 das 26 convocadas para as duas partidas entraram em campo — apenas a goleira Tainá não atuou.
Foi a primeira convocação depois da conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Paris-2024 e os jogos marcaram o início do ciclo rumo de preparação para a Copa América de 2025 e a Copa do Mundo de 2027.
“Foi a primeira convocação depois do resultado histórico na Olimpíada de Paris. A gente não pode ficar pensando no que já passou. Temos que pensar pra frente. Esse é um grupo muito jovem, que trabalhou muito bem no dia a dia, nos treinamentos, com entendimento, com compromisso, com sede de aprender o modelo de jogo, de se identificar com a seleção, de gostar de estar aqui e de vestir essa camisa com confiança”, avaliou Arthur Elias.
Ela ainda destacou com mais ênfase o primeiro tempo da equipe nesta terça, quando abriu 2 a 0 e poderia ter saído para o intervalo com um placar mais elástico.
“A gente iniciou o jogo de uma maneira muito consciente, com intensidade, com velocidade, criando vantagens em todos os setores de campo, levando muito perigo ao gol colombiano, o primeiro tempo poderia ter acabado com quatro, cinco gols para o Brasil.”
TERCEIRO MELHOR DO MUNDO
Arthur Elias foi eleito o melhor técnico de futebol feminino do mundo na cerimônia da Bola de Ouro, tradicional premiação da revista France Football que aconteceu na segunda-feira (28), em Paris, na França.
O primeiro lugar foi para Emma Hayes, treinadora da seleção dos Estados Unidos, campeã olímpica em Paris-2024, com vitória na final justamente sobre o Brasil. A segunda colocação foi para Jonathan Giraldez, do Barcelona.
Na mesma premiação, a zagueira Tarciane, autora do gol do Brasil no empate em 1 a 1 com a Colômbia no sábado, ficou na 23ªposição. Já a atacante Gabi Portilho, convocada para os amistosos no Kleber Andrade, mas corta por lesão, foi a 18ª colocada na Bola de Ouro. A vencedora foi a espanhola Aitana Bonmatí, do Barcelona, que ganhou o prêmio pela segunda vez.