Arthur do Vale estava no colégio quando recebeu a informação de que, a partir de agora, era um jogador da seleção brasileira. O goleiro capixaba de 15 anos, que joga no Santos, é um dos 24 jogadores convocados pelo técnico Dudu Patetuci para a seleção brasileira sub-15 de futebol.
O grupo foi chamado para um período de preparação na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), entre os dias 1º e 9 de junho, visando à disputa da Copa 2 de Julho, tradicional torneio de base que será realizado em Salvador (BA).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
A definição da lista foi feita após um longo período de observações do técnico e dos observadores da CBF, sendo que a última competição acompanhada “in loco” pelos profissionais foi a Copa Nike, que teve o título do Vasco sobre o Palmeiras e na qual Arthur foi um dos destaques da competição.
“Eu recebi a notícia (da convocação) na escola, junto com o pessoal do Santos que é da minha sala. Foi muito legal porque eu tava com a rapaziada, tava todo mundo lá e a gente comemorou no meio da aula”, conta Arthur.
Agora jogador da seleção brasileira, o capixaba espera que esta seja somente a primeira de muitas convocações e promete se preparar para fazer isso acontecer.
“A partir de agora, o nível que tem subir, né? Indo pra seleção, é ficar mais focado e aumentar o nível de desempenho. É só ir pra frente agora”, crava o paredão.
Titular do Santos desde 2022, Arthur aproveita para se inspirar e aprender com um goleiro que tá ali perto.
“Eu me inspiro muito no João Paulo, do Santos. Gosto dele, do Ederson (Manchester City), Alison (Liverpool), Buffon (ex-goleiro da seleção italiana)… Me inspiro muito no Ederson, com o jogo com os pés, e no João Paulo, embaixo da trave”, explica o capixaba.
INÍCIO NAS QUADRAS DE FUTSAL DO COLÉGIO
Arthur mora em Santos (SP) com a mãe, Débora, e o irmão mais velho, Vitor, que pratica atletismo. O goleiro começou no futsal na escola onde estudava, no Colégio Americano, em Serra.
De lá, foi convidado para jogar um torneio pela escolinha Zico 10 Marcela, também em Serra. Em 2018, ao disputar uma competição em São José do Rio Preto (SP), despertou interesse da comissão técnica do Santos e de outros clubes, como o Flamengo, Corinthians e Fluminense.
Arthur chegou a fazer teste no Flamengo, mas a família optou pelo Santos, pensando também na qualidade de vida da cidade do litoral paulista.
“Viemos no segundo semestre de 2018 e achei Santos uma cidade mais segura pra gente, porque eu vim sozinha com os meus filhos e meu marido (Fabrício) ficou no Espírito Santo, vindo nos visitar de 15 em 15 dias. O Arthur começou no sub-11 e foi subindo. Hoje ele tá no sub-15, mas treina também com o sub-17. É a primeira convocação dele. Estamos muito felizes”, comemora a mãe, Débora Martins.
LEIA TAMBÉM: Bicampeã mundial de bodyboarding, Luna Hardman é recebida com festa em Vitória