A destacada participação da equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Santiago contou com três medalhas nos últimos momentos da disputa no Chile. Hugo Calderano, um dos maiores nomes do esporte nacional, subiu no pódio pela oitava vez, neste domingo (5), ao liderar a equipe masculina de tênis de mesa que derrotou o Canadá por 3 a 1 e ficou com a medalha de ouro.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!!
A equipe brasileira teve Hugo Calderano, Vitor Ishiy e Eric Jouti.
“Estou muito feliz em conseguir essa última medalha de ouro para o Brasil, no último dia. Tenho certeza de que eles (Ishiy e Jouti) também estão muito felizes. Não é uma competição fácil, tem muitas equipes com um nível muito elevado. Principalmente ontem (sábado), na semifinal, foi uma briga até o fim contra a Argentina, mas acho que todo mundo conseguiu trazer o melhor pra equipe e a gente conseguiu lutar até o final para trazer esse ouro”, disse Hugo Calderano.
Outro ouro veio no caratê feminino na categoria até 68 quilos com Bárbara Rodrigues, que somou cinco vitórias e um empate. Na decisão do ouro, a brasileira superou a colombiana Maryin Ann Riascos por 4 a 2.
Foi o primeiro e único ouro da delegação brasileira de caratê neste Pan, que fechou a participação com seis medalhas, sendo um ouro, uma prata e quatro bronzes.
“Estou muito feliz de ter conquistado essa medalha, faz muito tempo que trabalho para chegar nela. Estava muito focada para estes Jogos Pan-americanos. A trajetória foi muito dura para chegar aqui, peguei uma chave difícil. Quando é mais difícil o gostinho da vitória é melhor ainda”, celebrou Bárbara.
A última conquista nacional foi registrada no BMX Freestyle, com o bronze de Gustavo “Balaloka”, que fez 83,67, atrás apenas do chileno Jose Manuel Cedano (85,67), do Chile, e do José Augusto Torres, da Argentina (86,00).
Com tantas conquistas, o Brasil terminou com 66 medalhas de ouro, 73 de prata e 66 de bronze. No total, o Brasil registrou 205 pódios em Santiago, um recorde do País na história dos Jogos Pan-Americanos.
LEIA TAMBÉM: Capixabas no Pan: Jojô arrepia e conquista a medalha de prata na ginástica rítmica