Quem curte atividades esportivas radicais e quer cuidar do meio ambiente não pode deixar de participar do manifesto A Tomada do Canal Segundo Ato: Rio Formate, que acontece neste sábado, dia 20, em Cariacica. Entre as atividades programadas estão canoa havaiana, skate, rappel e SUP (Stand Up Paddle), além de caminhada e ciclismo. Os moradores da Grande Vitória poderão participar de ações no Vale do Moxuara e em Porto de Santana.
A caminhada ecológica no Vale do Moxuara está agendada para as 8 horas e contará com a participação de pessoas que residem próximo ao Vale e com moradores de outros bairros da Grande Vitória. Os participantes se encontrarão no campo do bairro Bubu (aos pés do Moxuara) e seguirão até o pico do Vale.
“Também teremos a participação de ciclistas e pessoas praticando rappel. Tudo acontecerá simultaneamente. Além disso, teremos a oficina de fotografias Últimos Refúgios, na Reserva Biológica de Duas Bocas, com o fotógrafo Leonardo Merçon, voltado para estudantes de fotografia que já estão selecionados”, explica Thiago Ferrari, cofundador do Instituto O Canal, ONG que coordena a manifestação.
Além disso, às 9 horas, em Porto de Santana, também em Cariacica, será possível conferir e participar de outras atividades como canoa havaiana, SUP, skate e ciclismo. O evento acontecerá na Pedra do Torrão.
Antes, nesta quinta-feira, dia , 18, às 13:30, acontecerá a Oficina de Eco Pranchas de SUP. A atividade será realizada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Luzbel Pretti, localizada no bairro Operário, em Cariacica. A oficina será ministrada pela artista plástica e ativista Hellen Dalla e pelo artesão Sandro Dias.
As pranchas serão confeccionadas com as garrafas PET retiradas do Rio Formate, no último dia 10, e do Canal de Vitória, no primeiro ato, que aconteceu em julho deste ano. “Foram recolhidas mais de 100 garrafas PET. A idéia é ensinar a arte para 40 alunos pré-selecionados pela escola para que eles possam aproveitar esse conhecimento em suas vidas e repassá-lo para outras pessoas”, explica Ferrari.
Esta é a segunda edição do ato A Tomada do Canal, que tem o objetivo de alertar a sociedade para a preservação da natureza. As atividades acontecem até o dia 29 deste mês. O primeiro ato foi realizado em Vitória, na segunda quinzena de julho deste ano. O terceiro também será realizado na Capital do Estado, durante o Fórum Nacional da Juventude, em novembro.
Programação
18 de setembro (quinta-feira)
13h30: Oficina de Eco Pranchas de SUP (Stand Up Paddle), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental Luzbel Pretti), no bairro Operário, em Cariacica. A oficina será ministrada pela artista plástica e ativista Hellen Dalla e pelo artesão Sandro Dias. Participantes: 40 alunos pré-selecionados pela escola
20 de setembro (sábado)
8 horas: Oficina de fotografias Últimos Refúgios, com o fotógrafo Leonardo Merçon. Tema: Fotografia Ambiental. Na Reserva Biológica de Duas Bocas e para estudantes de fotografia pré-selecionados
8 horas: Também às 8 horas, será realizada uma caminhada ecológica no Vale do Moxuara, com a participação da comunidade. Os participantes se encontrarão no campo do bairro Bubu (aos pés do Vale) e seguirão até o pico. Ciclistas e praticantes de rappel também estarão no local
9 horas: Canoa havaiana, SUP, skate e ciclismo, na Pedra do Torrão, em Porto de Santana