Esportes

Torcedor misterioso lamenta derrota do Brasil em três idiomas

'Os torcedores russos não são como os brasileiros então foi muito incrível para mim', disse Yuri Torsky, de 34 anos, ilustre fã do time pentacampeão

Torcedor misterioso lamenta derrota do Brasil em três idiomas

André Avelar, do R7, em Samara, na Rússia

O futebol provou mais uma vez que a paixão pela bola é a linguagem universal. O russo Yuri Torsky, de 34 anos, o torcedor sombrio de Samara, nem precisou gastar seu inglês para dizer que estava triste pela seleção brasileira mesmo um dia depois da eliminação da Copa do Mundo.

Em russo, inglês e até um pouco de português, ele recebeu a reportagem do R7 no último sábado (6), no estádio em que ficou conhecido na terra do time pentacampeão, depois da vitória da Inglaterra sobre a Suécia, nas quartas de final.

“O jogo [Bélgica x Brasil] foi muito interessante, mas muito triste. Foi a primeira vez na minha vida que estava ‘na torcida’ e foi incrível, muito surpreendente. Os torcedores russos não são como os brasileiros então foi muito incrível para mim, mas muito triste. Estava muito triste”, disse o torcedor, um tanto tímido por sua personalidade, um tanto travado pela barreira do idioma.

Avesso à badalação, curtida, like ou qualquer coisa do gênero, ele conta que levou um susto ao ver sua única conta na rede social invadida por milhares (sim, milhares de mensagens) de mensagens de brasileiros. No VKontakte, o VK (uma espécie de Facebook russo), torcedores deixaram os mais variados tipos de recados, alguns nem tão educados como pensa. Para a sorte dele, não lê português e só tem boas imagens do Brasil.

O torcedor contou que gostava de acompanhar futebol, mas somente os times europeus, nos campeonatos mais importantes. A chegada da Copa do Mundo a sua cidade, claro, mudou a visão sobre o esporte mais amado do planeta. Ele comprou o carnê para todos os seis jogos na cidade.

Torsky, que tem o incomum emprego de engenheiro aeroespacial e trabalha com análises estatísticas de foguetes para uma empresa local, ficou famoso da noite para o dia após aparecer na transmissão internacional de Brasil x México, jogo que aconteceu em sua cidade. Na imagem, ele sai de forma sombria atrás de uma bandeira do país. Sem entender ao certo o motivo de tamanha fama na internet, ele explica que o gesto aconteceu por acaso.

“Não sei por que isso aconteceu, mas foi muito interessante. Foi tudo muito louco para mim. Realmente, não sei. Foi tudo muito louco”, resumiu a mais nova celebridade instantânea da internet.

Brasil e Rússia caíram nas quartas da Copa do Mundo. França x Bélgica jogam a primeira semifinal, na terça, em São Petersburgo; e Croácia x Inglaterra medem forças no dia seguinte, em Moscou.