Essa é mais uma daquelas histórias incríveis em que o amor ao esporte tornou-se uma herança de pai para filho. E essa ganha uma pitada especial: a superação. Ivan Shalders, de 29 anos, conheceu o tênis ainda pequeno, viu o avô passar para seu pai, e não teve como não se encantar pela modalidade. Foi tudo muito rápido, quando viu, já estava em competições. O tenista chegou a liderar o ranking entre os capixabas, sendo o melhor da modalidade por dois anos consecutivos (2015 e 2016).
“Comecei a praticar tênis com 7 anos. Eu via muito o meu avô e o meu pai jogando, e logo quis tentar. Com 9 anos já estava participando da minha primeira competição. Depois disso, nunca deixei de praticar”, contou Shalders.
Ivan nunca deixou a modalidade, mas, recentemente, se viu forçado a dar uma pausa na prática esportiva. Isso por conta de um problema grave na coluna, que o afastou das quadras por cerca de 6 meses. Durante esse período, o tenista precisou ficar apenas nas arquibancadas, qualquer tipo de exercício foi vetado.
Passado os seis meses, Ivan resolveu se inscrever na última etapa do Circuito Rede Vitória, realizado em novembro do ano passado. Ele ainda não estava completamente recuperado, mas viu na competição a oportunidade de testar seu condicionamento e voltar a sentir a adrenalina típica de torneios. Ivan acabou saindo na semifinal do torneio, após perder para Brayner Carvalho. Os dois protagonizaram um dos jogos mais demorados da rodada, com duas horas e meia de duração, repleto de estratégias, técnica e paciência. Desta vez, Ivan tem pela frente o tenista Lucas Alberto, que foi finalista no ano passado.
“No último Circuito Rede Vitória de Tênis eu não estava na melhor forma. Para ser sincero, eu não poderia ter voltado a jogar com aquela intensidade, me inscrevi de última hora, e tive um resultado melhor do que o esperado. O Lucas também é um adversário de alto nível, e sei que vou ter trabalho”, contou Ivan Shalders.
Ivan e Lucas entram em quadra neste domingo (17), às 09h30. O vencedor garante vaga nas quartas de final da primeira classe do masculino simples, e Ivan já sabe que agora, com sua recuperação completa, ganha pontos a seu favor.
“Na última competição eu ainda tinha medo de tentar algumas jogadas. Agora estou recuperado e tenho os treinos em dia, o que me dá mais vantagem para o jogo deste domingo. Não vai ser fácil, mas voltei para minha melhor forma”, finalizou Shalders.