O triatleta Miguel Hidalgo conquistou, nesta quinta-feira (2), a medalha de ouro no triatlo dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Na cidade litorânea de Viña del Mar, o brasileiro completou os 1.500 metros de natação, os 40 quilômetros de bicicleta e os 10 km de corrida, em 1h46min08, somente um segundo à frente do americano Matthew McElroy. O pódio foi completado pelo mexicano Crisanto Grajales (1h46min11).
“Foi a prova mais importante da minha vida e a mais difícil. Muita pressão por largar como número 1. Senti que tinha de vencer e não dormi nas duas últimas noites. Estava doente, com dor de garganta… Errei na largada, errei na bicicleta, errei na natação, mas eu queria tanto esse ouro. No final foi só coração porque eu não tinha mais perna”, disse Miguel Hidalgo, de 23 anos, sexto no Campeonato Mundial e oitavo no evento-teste em Paris.
Veja o vídeo da chegada emocionante do triatlo:
Miguel Hidalgo não começou a prova da melhor maneira, escorregando na largada da natação. No mar, ele não figurou entre os primeiros colocados. Porém, no ciclismo o brasileiro conseguiu se juntar ao pelotão de frente, de onde não saiu mais. Se manteve sempre colado nos competidores adversários, se alternando nas primeiras posições.
Mas foi na corrida que Hidalgo se destacou. Ele teve ótimo desempenho nessa parte da prova, ficando sempre entre os três primeiros. No quilômetro final, aproveitou-se de um tropeção do mexicano Grajales para assumir a liderança.
A partir daí, Miguel Hidalgo não saiu mais do primeiro lugar. Apesar da pressão dos dois adversários, o brasileiro seguiu firme. Na reta de chegada, o sprint final foi decisivo para ele abrir uma pequena vantagem, mas a suficiente para garantir a medalha de ouro para o País.
Com a vitória, Hidalgo aumenta seu currículo de grandes conquistas, que conta inclusive com o ouro no Pan Júnior de Cali, em 2021, que o classificou para o Pan de Santiago.