Esportes

Trio de poupados da seleção volta a treinar na academia

O trio de jogadores ficou fora da viagem da delegação, mas, mesmo assim, treinou em dois períodos na academia da Granja Comary, realizando trabalhos de recuperação física

Teresópolis – O zagueiro Thiago Silva e os volantes Fernandinho e Paulinho voltaram a treinar na tarde desta segunda-feira na academia da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), onde a seleção brasileira faz sua preparação para a disputa da Copa do Mundo. O trio está sendo poupado pela comissão técnica do amistoso dessa terça, contra o Panamá, no Estádio Serra Dourada, e nem viajou com o restante do grupo para Goiânia.

O trio de jogadores ficou fora da viagem da delegação, mas, mesmo assim, treinou em dois períodos na academia da Granja Comary, realizando trabalhos de recuperação física, acompanhados do médico Rodrigo Lasmar, do especialista em recuperação física Francisco Gonzalez e do fisioterapeuta Valteriano Faria.

Assim como aconteceu no período da manhã, todos eles permaneceram na academia e fizeram exercícios físicos durante a tarde desta segunda-feira, incluindo trabalhos na esteira e também na bicicleta ergométrica. Para a manhã desta terça, a expectativa é de que Thiago Silva, Fernandinho e Paulinho realizem uma atividade física no campo 2 da Granja Comary.

A situação dos três jogadores é diferente, mas a comissão técnica da seleção garante que nenhum deles preocupa para a disputa da Copa do Mundo. Paulinho é o único que está fora do amistoso com o Panamá em razão de dores – o volante do Tottenham sente um incômodo no tornozelo esquerdo após um choque com Bernard no coletivo do último sábado e, por causa disso, não teve condições de participar da atividade de domingo.

Nesta segunda-feira, a assessoria de imprensa da seleção brasileira negou que Paulinho tenha realizado exames de imagem em razão das dores no tornozelo esquerdo. Mesmo assim, o seu comportamento no treinamento físico desta terça será determinante para definir se ele poderá trabalhar ao lado dos companheiros na tarde de quarta, quando todo o grupo estará novamente reunido na Granja Comary.

Já Thiago Silva e Fernandinho permanecerem em Teresópolis por causa de problemas físicos. O capitão da seleção brasileira, aliás, foi, ao lado do lateral-esquerdo Maxwell, quem mais ficou fora de treinamentos na primeira semana de preparação da equipe para o Mundial. O zagueiro foi poupado em duas atividades e deixou outra antes do final, além de ter sido escalado entre os reservas nos dois coletivos realizados, pois o técnico Luiz Felipe Scolari já pensava na formação do time para o amistoso com o Panamá. E os seus trabalhos estão sendo mais focados no equilíbrio de força nas suas pernas.

O problema de Fernandinho é mesmo o desgaste físico. O volante teve uma temporada cansativa pelo Manchester City, tendo participado de 46 partidas no seu primeiro ano pelo clube, que conquistou o título do Campeonato Inglês com ele sendo titular.

Apesar disso, a expectativa da comissão técnica é de que todos os três jogadores estejam disponíveis para treinar na quarta-feira, quando o grupo completo volta a trabalhar na Granja Comary, e, principalmente, aptos a participarem do amistoso de sexta, com a Sérvia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Enquanto isso, os outros 20 jogadores convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo estão em Goiânia para o amistoso de terça-feira com o Panamá. Eles deixaram a região serrana do Rio na noite de domingo, após uma semana de treinamentos na Granja Comary. Os titulares Thiago Silva e Paulinho devem ter suas vagas ocupadas pelo zagueiro Dante e pelo volante Ramires, respectivamente, na partida no Serra Dourada.