Os jogadores brasileiros do tênis de mesa sabiam que a maratona de jogos no Pan de Lima seria grande, mas não imaginavam que o ritmo seria bastante intenso logo de cara. Gustavo Tsuboi, por exemplo, disputou duas partidas decisivas seguidas na segunda-feira (5), na capital do Peru. “Parece que já estou no quinto dia de competição”, disse.
No final da noite, ele enfrentou uma dupla de Porto Rico ao lado de Hugo Calderano. Os dois venceram e se classificaram para a decisão do torneio, que será nesta terça-feira, às 22h (horário de Brasília). Logo na sequência, junto com Bruna Takahashi, ele jogou a final de duplas mistas e os brasileiros acabaram sendo derrotados pela dupla canadense.
“Estamos felizes com a prata, é um pouco difícil expressar essa alegria porque queríamos o ouro. Mas o resultado mostra que o trabalho está sendo bem feito. O jogo acabou escapando, tivemos oportunidades e poderia ter sido diferente. Mas lutamos até o fim”, comentou Tsuboi.
Ele reconheceu que não esteve no melhor da sua forma, até porque já vinha de um desgaste da partida semifinal. E nesta terça-feira ele voltará à quadra mais duas vezes, para disputar sua partida no individual e também para jogar a decisão de duplas masculina.
A maratona começa contra o dominicano Jiaji Wu, às 14h30, pela fase de oitavas de final do individual masculino. Depois, à noite, encerra sua participação ao lado de Calderano em busca de uma medalha de ouro nas duplas.
Tsuboi lamentou a derrota na final, mas espera ganhar nesta terça. “Queríamos sair desse campeonato com o ouro. Estamos satisfeitos com a prata, mas um pouco frustrados. Mas está muito bom, foi a segunda competição que fizemos juntos, antes só havíamos atuado no Mundial. Infelizmente o ouro escapou”, afirmou.
Bruna Takahashi também lamentou o resultado. Ela ganhou a prata nas duplas mistas e o bronze na dupla feminina, ao lado de Jessica Yamada. Agora, vai atrás do ouro no individual e nesta terça-feira (6) encara a dominicana Yasiris Ortiz, às 12h50, pelas oitavas de final. Se passar, jogará novamente pelas quartas de final ainda nesta terça-feira.