Última etapa do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series reúne milhares de atletas amadores em Vitória

Foto: Fernanda Paradizo / HT Sports

O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series encerrou a temporada 2024 com chave de ouro neste domingo (8), em Vitória. A manhã de sol e muito calor coroou o evento, que já havia passado por dez cidades em diferentes regiões do país, ao mesmo tempo que desafiou tanto os corredores amadores como os atletas da categoria Elite. No final, todos exibiam o sorriso no rosto de quem diz: “quero mais”. Até o governador do Estado, Renato Casagrande, participou e completou o percurso. E não perdem por esperar a temporada 2025.

Os campeões. Foto:
Fernanda Paradizo / HT Sports

Enquanto os atletas amadores corriam por saúde e marcas pessoais, o pelotão de Elite acelerava rumo a linha de chegada. Valério de Souza Fabiano, com o tempo de 34min12s, e Mirlene da Silva dos Santos, com 40min23, conquistaram o título da prova na capital do Espírito Santo.

Natural de Vila Velha, Valério comemorou a segunda vitória no Circuito CAIXA. “Eu corri em 2018, em Brasília, e também venci. Sou acostumado a treinar muito cedo, às 5h30, e senti o calor. Mas consegui abrir a partir do quilômetro três e mantive. Quero parabenizar a CAIXA, o único banco que realmente apoia o atletismo brasileiro”, disse ele, que teve uma disputa acirrada com Rafael Tobias Rodrigues de Oliveira (34min16s) e Jonilson Pinto Prates (35min08s).

Entre as mulheres, a carioca Mirlene (é de Nova Friburgo), fez uma prova estratégica. Controlou o ritmo para garantir a liderança tranquila até a linha de chegada, sendo seguida por Priscila Machado Moraes (43min59). “Foi minha primeira vez no Circuito CAIXA e a organização está de parabéns. Correr em Vitória nunca é fácil. Aqui faz muito calor e tem muito vento, mas Deus me abençoou e consegui a vitória”, declarou a campeã.

Entre os milhares de corredores amadores, Tarcísio Luiz Dalvi, Superintendente da CAIXA, também venceu o desafio de completar o percurso de 5km. “A etapa de Vitória foi maravilhosa como toda a corrida que a CAIXA está presente, patrocinando a saúde e o bem-estar por meio do esporte. Sempre que reunimos o time CAIXA, os atletas e o staff em nossos eventos é muito enriquecedor. A prova foi ótima e cheguei bem até a linha de chegada. Fechamos com chave de ouro”, afirmou.

Governador completou os 5K – Quem também se misturou com a massa de atletas na capital do Espírito Santo foi o governador do Estado, Renato Casagrande. “Mais um domingo mantendo a tradição, meus amigos! O pique do Casão não para, e hoje conquistamos mais um troféu de Primeiro Lugar na categoria Governador e inauguramos a categoria “ao lado do governador”, postou em suas redes sociais, com direito a vídeo demonstrando bom humor e disposição para completar o percurso de 5K do Circuito CAIXA.

Padrinho – O medalhista olímpico José Carlos Moreira, conhecido como Codó, foi o padrinho do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series em Vitória. O ex-velocista esteve na capital do Espírito Santo e interagiu com o público tanto na entrega dos kits como nas atividades deste domingo, na arena montada na Praça do Papa. “O projeto CAIXA tem incentivado o esporte e especialmente o atletismo. A CAIXA tem uma importância enorme na vida dos atletas do Brasil e foi um prazer participar em Vitória”, afirmou.

Codó esteve ao lado de Bruno Lins, Vicente Lenilson e Sandro Viana, na campanha que culminou na conquista da medalha de bronze no revezamento 4 x 100m nos Jogos Olímpicos Pequim, em 2008. O ex-velocita também correu a prova dos 100m rasos.

Pegada do Bem – O retorno do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series em 2024, trouxe de volta o Pegada do Bem, ação social criada há 10 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida doados pelos participantes em todos os eventos e que já arrecadou mais de 3 mil pares de tênis, beneficiando mais de 70 instituições. Desde a primeira etapa deste ano, em Brasília, dia 14 de julho, a organização do Circuito Caixa tem recebido doações, que estão sendo direcionadas para a ONG Força Das Comunidades, de Porto Alegre, que teve sua etapa realizada dia 1º de dezembro.

Tradição esportiva – Criado em 2004, o Circuito de Corridas CAIXA recebeu mais de 316 mil pessoas em 143 provas pelo Brasil até 2018, quando teve sua interrupção forçada em função da pandemia após 15 anos de uma história de sucesso. Agora, em 2024, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País.

O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series 2024 tem patrocínio da CAIXA, com realização da HT Sports e é evento oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro.