E foi definida a equipe campeã da primeira edição da Copa da Independência de Fut7 Feminino. De forma invicta, a Associação Esportiva União venceu a competição e ainda levou o troféu de melhor defesa e melhor ataque da competição.
A equipe do União jogou a rodada final dependendo apenas de uma vitória simples, contra a Wolves/OVT Academy, pra levar o título. Já as meninas do Wolves precisavam vencer o União e torcer por uma derrota das Tigers/OVT Academy, que enfrentariam a Seleção Capixaba das Advogadas no primeiro jogo do dia.
Como Tigers e a Seleção Capixaba empataram em 2 a 2, quem vencesse a partida de fundo ficaria com o título. Foi então que prevaleceu a maior experiência da equipe do União, que venceu o Wolves por 4 a 1, e garantiu o título desta primeira edição do torneio, ficando ainda com o título de melhor defesa e melhor ataque da competição. Na combinação de resultados a equipe das Tigers/OVT Academy ficou com a segunda colocação.
Segundo o treinador Fabio Silva, do União, o sentimento é de gratidão. “Estamos orgulhosos da nossa equipe, pois foi nossa primeira experiência no Fut7 e sair como campeãs é gratificante demais. Agradecemos as atletas por aceitarem esse desafio e por jogarem com tanta garra”, disse.
Para a professora Mariana Zuaneti, umas das organizadoras da competição, o evento serviu de modelo para que outras mulheres se sintam a vontade para praticar o esporte.
“Todo nosso esforço foi para criar um ambiente onde as mulheres se sentissem a vontade para jogar e competir. Foi a primeira competição oficial que aconteceu no campo soçaite da UFES, e as pessoas que passavam por aqui sempre davam uma paradinha para observar o que estava acontecendo. Isso vai criando um sentimento positivo em relação ao lugar da mulher no esporte e estimula que outras ocupem este lugar”, vibra a professora, que também é coordenadora do Grupo de Estudos em Esportes e Gênero da UFES, a Grupa.
A Copa da Independência de Fut 7 Feminino teve o apoio da GRUPA, EskaLa Group e OVT Academy, e agora equipes e organização se movimentam para outro evento, que deve acontecer em Outubro, como parte das celebrações do Outubro Rosa.