Há três anos, o campo de Andorinhas, em Vitória, conta com uma visita semanal. São as meninas do União Vitória, time de futebol que tem no local uma espécie de centro de treinamento.
Vestir o uniforme no vestiário, se aquecer e partir pro treino. Desde o início do projeto, essas ações passaram a fazer parte da rotina da Camile. No União, ela encontrou uma oportunidade de se desenvolver no esporte que sempre curtiu.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
“Na época da escola, os meninos jogavam futebol e as meninas jogavam vôlei, queimada… Mas eu sempre escolhia jogar bola com os meninos. É um sonho (se destacar no esporte). É difícil, porque às vezes a gente fica cansada por conta da rotina, mas o sonho sempre fala mais alto”, conta Camile, que foi uma das primeiras atletas a participar do projeto.
Por trás do União Vitória, está Cléber José, mais conhecido como Clebinho. O treinador sempre esteve envolvido com o futebol masculino, mas encontrou um novo propósito na categoria feminina.
“Ver a vontade dessas meninas em jogar despertou essa paixão em mim. Juntamos meninas de todo canto e nos sediamos em Andorinhas. O nome União Vitória veio daí. Estamos sempre em campeonatos, mas o foco é a parte social, de inclusão. Por isso, acredito que a gente seja sim um projeto social”, explica Clebinho.
O “professor” conta que boa parte da equipe está com ele desde a fundação da equipe, mas volta e meia chegam novas atletas.
Uma delas é a Vitória, que disse ter se atraído pelos próprios treinos do time. Ela encontrou, no futebol, uma forma de sentir-se parte de uma comunidade.
“Eu vi as meninas no campo, gostei e pedi para o Clebinho me colocar no time. Eu me sentia meio sozinha, mas isso melhorou com o futebol”, conta a jogadora.
TIME NA SEMIFINAL DA COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
O União Vitória está na disputa da Copa Vitória das Comunidades. A equipe entra em campo nesta quinta-feira (20) para medir forças com o MDE, atual vice-campeão, em busca de uma vaga na final da competição.
Embora o foco do projeto seja a parte social, é claro que o título traria um capítulo especial para essa história.
A partida acontece às 20h45, no campo do Jabour, em Vitória. Mais cedo, às 19h15, no mesmo local, jogam Estadual FC x Caaes, na primeira semifinal.
LEIA TAMBÉM: Bavi e Trevo são semifinalistas da Copa Vitória das Comunidades; veja os confrontos
CONFIRA AS SEMIFINAIS
QUINTA-FEIRA (20) / CAMPO DO JABOUR
19h15 — Estadual FC x Caaes
20h45 — MDE x União Vitória