A oitava rodada do Capixabão começa neste sábado (15) e segue até a próxima terça-feira (18). Em jogo, estão a disputa de vagas antecipadas nas quartas de final do campeonato e, também, a possibilidade de conhecermos os dois rebaixados para a Série B.
Pelo regulamento da competição, os oito primeiros colocados na tabela avançam para as quartas de final. Já os dois últimos caem para a Segudinha Capixaba de 2026.
Leia também:
Porto Vitória demite o técnico Fábio Brostel: veja quantos técnicos já caíram no Capixabão
Ingressos à venda para União Rondonópolis x Vasco pela Copa do Brasil no Kleber Andrade
Chance de classificação antecipada
A penúltima rodada da fase de classificação começa com o jogo Capixaba x Rio Branco, às 17 horas, no Kleber Andrade. Este é o único jogo deste sábado e pode valer a classificação antecipada para uma das duas equipes.
Quarto colocado, com 11 pontos, o Capixaba estará classificado caso vença a partida, uma vez que não poderá mais ser alcançado pelo Vilavelhense, primeiro time na zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos.
De ameaçado ao rebaixamento, o Rio Branco também pode assegurar neste sábado a vaga nas quartas de final com uma rodada de antecedência. Para isso, no entanto, precisa vencer o jogo e torcer para o Vila não derrotar o Porto Vitória na segunda-feira, no Kleber Andrade.
Liderança em disputa no Araripe
O domingo (16) terá dois jogos pela oitava rodada. O primeiro deles não é qualquer jogo, é a partida que vale a liderança do Capixabão: Desportiva x Rio Branco de Venda Nova, às 10h30, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Atual líder invicta, a Desportiva tem 17 pontos e vai garantir a primeira colocação geral com uma rodada de antecedência em caso de vitória ou empate em casa. Já o Rio Branco de Venda Nova, vice-líder com 15 pontos, precisa vencer como visitante para assumir a ponta.
Os dois times são os únicos invictos no Capixabão e também são as duas equipes já classificadas com antecedência para as quartas de final.
Também no domingo, o Real Noroeste só depende do seu resultado para garantir a classificação. Para isso, precisa vencer ou empatar com o Nova Venécia, às 16 horas, no Zenor Pedrosa.
Dono da casa, o Nova Venécia também pode se classificar, mas em situação semelhante à do Rio Branco. Ou seja, tem de vencer o seu jogo e secar o Vilavelhense na sequência.
Fantasma do rebaixamento
A oitava rodada tem ainda um jogo na segunda-feira — Porto Vitória x Vilavelhense — e outro na terça — Jaguaré x Vitória. São duas partidas que podem, combinadas aos outros resultados, definir um dos rebaixados ou até mesmo as duas equipes rebaixadas para a Segundinha Capixaba.
Penúltimo colocado, com cinco pontos, o Vila estará rebaixado ao final da rodada caso aconteça uma combinação de resultados. Isso vai acontecer caso Nova Venécia, Rio Branco e Vitória vençam seus jogos e o time de Vila Velha perca para o Porto Vitória. Porém, se o Vila vencer ou empatar, vai seguir vivo até a rodada final da fase de classificação.
O Jaguaré, por sua vez, tem situação mais complicada. Em último lugar, com três pontos, a equipe do Norte do Estado será rebaixada com uma rodada de antecedência caso perca em casa para o Vitória e o Porto Vitória derrote o Vila no Kleber Andrade.
Veja os jogos da 8ª rodada do Capixabão
Hoje (15)
Capixaba x Rio Branco | 17h00 | Kleber Andrade
Amanhã (16)
Desportiva x Rio Branco/VN | 10h30 | Engenheiro Araripe
Nova Venécia x Real Noroeste | 16h00 | Zenor Pedrosa
Segunda-feira (17)
Porto Vitória x Vilavelhense | 19h00 | Kleber Andrade
Terça-feira (18)
Jaguaré x Vitória | 19h00 | Conilon