São Paulo – Robin van Persie começou a Copa do Mundo com tudo, marcou duas vezes na goleada da Holanda por 5 a 1 diante da Espanha e mais uma na vitória por 3 a 2 sobre a Austrália, despontando como um dos principais jogadores da competição nas primeiras rodadas. Daí em diante, no entanto, a fonte secou. Suspenso, o atacante não enfrentou o Chile. Depois, passou em branco contra México, nas oitavas, e Costa Rica, nas quartas de final.
Apesar do início de um jejum de gols, o jogador do Manchester United garantiu não estar incomodado para a disputa da semifinal diante da Argentina, nesta quarta-feira, no Itaquerão. “Esta Copa do Mundo não é sobre Robin van Persie, é sobre nosso time fazer bonito. Eu adoro um grande torneio, mas isso não significa que eu preciso ser o centro das atenções”, declarou.
O início de Van Persie no Mundial foi surpreendente porque o atacante passou seis semanas se recuperando de uma lesão no joelho sofrida no final de março. Havia uma certa dúvida sobre a condição física com que ele chegaria para a Copa, mas seu desempenho serviu para acabar com ela.
Mesmo assim, o técnico Louis van Gaal manteve a cautela e substituiu Van Persie em três das quatro partidas que ele disputou. O atacante, no entanto, garantiu não ter ficado insatisfeito com as substituições. “Nós somos um elenco de 23 jogadores. A atmosfera é excelente. Eu não tenho nada para reclamar”, garantiu.