
A final do Capixabão de 2025 já é histórica no futebol capixaba. Afinal, é inédita, entre Rio Branco e Porto Vitória. Os times decidem o título estadual no próximo sábado (5), às 16h30, no Kleber Andrade, em Cariacica.
Faltando dois dias para a decisão, o Folha Vitória separou cinco curiosidades sobre a final do Capixabão de 2025.
Leia também:
Quem será o árbitro da final do Capixabão
Rio Branco abre venda antecipada de ingressos para a final do Capixabão; veja os valores
Yuri Falcão, sobrinho dos irmãos Esquiva e Yamaguchi, vence campeão olímpico
Como está a decisão do campeonato
Rio Branco e Porto Vitória fazem neste sábado o jogo de volta da decisão. O Porto Vitória venceu a partida de ida por 1 a 0, na terça-feira (1º), também no Kleber Andrade.
Thainler, de pênalti, marcou o gol da partida. Com o resultado, o Porto joga pelo empate para ser campeão.
Já o Capa-Preta precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para ser campeão no tempo normal. Vitória alvinegra por um gol leva a decisão para os pênaltis.
Veja 5 curiosidades da final do Capixabão
1 Rio Branco pode quebrar jejum de 42 anos
O Rio Branco é o atual campeão estadual e pode quebrar um jejum de 42 anos no próximo sábado.
Caso vença a partida de sábado por pelo menos dois gols de diferença, o Capa-Preta vai repetir o feito de 1982/1983, quando foi bicampeão estadual pela última vez em sua história. O título de 1983 veio com Vanderlei Luxemburgo como treinador.
2 Porto Vitória pode ser o terceiro campeão inédito da década
Clube fundado em 2014 e que estreou no futebol profissional somente em 2021, o Porto Vitória está em sua primeira final de Capixabão. E pode escrever seu nome na história no sábado como o terceiro campeão estadual inédito desta década.
Em 2020, o Rio Branco de Venda Nova foi campeão pela primeira vez. O feito se repetiu em 2021, com o Real Noroeste. Agora, a bola da vez é o Porto Vitória.
3 Finalistas serão adversários na Série D do Brasileiro
Finalistas do Capixabão, Rio Branco e Porto Vitória voltarão a enfrentar em outra competição do semestre, a Série D do Brasileiro.
Os dois times são os representantes do futebol capixaba no campeonato e estão no Grupo A6, junto com Nova Iguaçu-RJ, Boavista-RJ, Pouso Alegre-MG, Maricá-RJ, Portuguesa-SP e Água Santa-SP. A Série D começa no dia 13 de abril.
4 Treinador Rodrigo será campeão
O Porto Vitória tem a vantagem do empate, mas o Rio Branco aposta que consegue vencer o título ainda no tempo normal. Se é impossível prever qual time será campeão, pelo menos uma coisa é garantida: o treinador campeão se chama Rodrigo.
Curiosamente, os dois times finalistas têm um Rodrigo como técnico. O Porto é comandado por Rodrigo Chagas, ex-jogador de Corinthians e Cruzeiro. No Rio Branco, o treinador é Rodrigo Fonseca, que no futebol capxiaba já comandou Desportiva e Vitória.
5 Título vale premiação em dinheiro
O título do Capixabão vale a classificação direta para duas competições nacionais do ano que vem: Série D do Brasileiro e Copa do Brasil. Uma vaga na Copa Verde ainda depende de confirmação da CBF.
Além disso, o time campeão no próximo sábado vai receber R$ 145 mil de premiação. O vice-campeão fica com R$ 75 mil.