NBA

Veja os bastidores da maior troca da história da NBA

Luka Doncic foi apresentado como novo jogador do Los Angeles Lakers: astro esloveno foi envolvido na maior troca da história da NBA; entenda o caso

Luka Doncic em sua apresentação como novo jogador do Los Angeles Lakers (Foto: X/@NBA)
Luka Doncic em sua apresentação como novo jogador do Los Angeles Lakers (Foto: X/@NBA)

O astro Luka Doncic foi apresentado na tarde desta terça-feira (4) como novo jogador do Los Angeles Lakers, após uma negociação que é considerada por muitos como a maior troca da história da NBA.

O esloveno Doncic foi para os Lakers, enquanto o pivô Anthony Davis, uma das estrelas da equipe californiana fez o caminho contrário rumo ao Dallas Mavericks.

Leia também:

Cristiano Ronaldo: “Pode gostar mais de Pelé, Messi ou Maradona, mas sou o melhor da história”

Neymar é registrado e tem sinal verde para estreia no Santos

Artilheiro do Capixabão vira meme: “Quem ajuda, Deus trabalha”

Primeiras falas de Doncic após a troca

Doncic falou, nesta terça-feira, pela primeira vez como novo jogador dos Lakers. Ele confessou que foi pego de surpresa com a troca e que, num primeiro momento, teve dificuldades para entender a situação.

“Estava quase dormindo quando me ligaram. Tive que checar se não era dia da mentira. Não acreditei, foi um choque. Emocionalmente, foi muito difícil. Hoje estou muito melhor, mas parece que vivi um mês nesses últimos dois dias. Lealdade é uma palavra muito importante para mim. Eles tomaram essa decisão, não sei o porquê, mas não posso fazer nada sobre. Pensei que ia passar toda a minha carreira lá”, contou o esloveno.

Já com a camisa 77 em mãos, o astro garantiu que “virou a chave” e mostrou empolgação com o novo desafi: “Isso aqui é o Lakers, obviamente estou muito animado por estar aqui, não são todos que têm essa oportunidade. Isso para mim é um novo começo, os fãs aqui são incríveis. Aqui tenho praias (risos). É uma grande equipe, então estou muito animado”.

Tabelinha Doncic com LeBron James

Doncic também previu como será a sua relação com LeBron James, grande nome da NBA nas últimas décadas. E revelou que recebeu um ligação do “King” logo após a divulgação da troca entre as franquias.

“É um sonho se tornando realidade (jogar com o LeBron). Tem muitas coisas que posso aprender com ele. É um sentimento maravilhoso. Acho que vamos dar o nosso melhor por esse time. Estou animado para trabalhar com ele. Ele me ligou imediatamente (após a notícia). Não falamos muito porque não tínhamos tempo, mas ele me deu as boas-vindas a Los Angeles”. 

O que aconteceu na troca

A informação da troca foi divulgada no domingo (2) pelo jornalista Shams Charania, da ESPN americana, especialista nesse tipo de assunto. A princípio, devido aos nomes envolvidos, a notícia foi até considerada por torcedores como algum tipo de publicação originada de um hacker. Mas, a troca acabou se confirmando com mais detalhes e promete movimentar consideravelmente a Conferência Oeste da NBA.

A troca, que partiu do Dallas, se dá da seguinte forma. Os Lakers recebem: Luka Doncic, Maxi Kleber e Markieff Morris vindos de Dallas. Os Mavericks recebem: Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira rodada de Los Angeles no draft de 2029. Por fim, com menor impacto, o Jazz recebe: Jalen Hood-Schifino (vindo dos Lakers), uma escolha de segunda rodada dos Clippers de 2025 e uma dos Mavs.

Astros da NBA foram pegos de surpresa

O astro LeBron James foi informado da troca assim que aconteceu enquanto jantava com a família, logo depois da vitória sobre o New York Knicks. A princípio ele ficou chocado com o que soube, processou a ideia e não entendeu como tudo aconteceu.

A chegada de Davis aos Lakers à época foi fundamental para James ganhar o seu primeiro — e único, até agora — título com a franquia da Califórnia.

Anthony Davis e Doncic também ficaram sabendo da notícia no mesmo momento.

Quem são as estrelas envolvidas na troca

Anthony Davis chegou ao Los Angeles Lakers em julho de 2019 em uma troca com o New Orleans Pelicans que envolveu Lonzo Ball, Brandon Ingram e Josh Hart, além de algumas escolhas de draft. Aos 31 anos, ele é um dos principais jogadores da liga e um dos defensores mais eficazes.

As lesões também fizeram parte de boa parte da sua carreira. Dentre suas várias conquistas, vale destacar o título da NBA em 2020, as 10 vezes que participou do All-Star da liga (sendo MVP em 2017) e as medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e Paris-2024.

Luka Doncic é esloveno, tem 25 anos e uma produção em quadra de cair o queixo. Seus números são extremamente expressivos, especialmente levando em consideração seu porte físico, que destoa de outros armadores da liga. De 2015 a 2018, defendeu o Real Madrid e logo chamou a atenção da principal liga de basquete do mundo. Ainda não possui títulos na NBA, mas já coleciona 5 All-Star Games e selecionado para o quinteto ideal da liga em 5 oportunidades. Em 2019 foi eleito o Melhor Calouro da liga.