Esportes

Veleiro capixaba tem resultado histórico em Saint Tropez

Equipe do veleiro Lady by Bravíssimo, do Iate Clube do Espírito Santo, fica em quinto lugar na Semana da Vela em Saint Tropez, na França

Foto: Divulgação/ICES

A Semana de Vela em Saint Tropez chegou ao seu fim com um resultado histórico para a vela capixaba. Com um desempenho excepcional, a equipe capixaba do veleiro Lady by Bravíssimo conquistou a quinta colocação na categoria IRC amarela. Foi a equipe melhor posicionada entre os competidores fora da França, superando 35 barcos na mesma categoria, de um total de 250 em diversas classes.

Durante cinco regatas, cada uma com um percurso médio de 14 milhas náuticas, os velejadores enfrentaram adversários de renome de países como França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Cazaquistão, Malta, Holanda e Itália. O evento foi agraciado com dias ensolarados e brisas que variaram de médias a leves, com um único dia de ventos fortes, no qual a equipe capixaba a bordo do Bravíssimo conquistou uma impressionante segunda colocação.

Foto: Divulgação/ICES

A equipe liderada por Luciano Secchin representou com orgulho as cores do Brasil na competição. Com um Dufour 40 como sua embarcação, Secchin teve o suporte dos brasileiros Leonardo Oliveira, Joaquim Cortes, Alfredo Rovere, André Pimentel e Renato Avelar. A tripulação contou ainda com talentos argentinos, como Ivan Sastre, David Angelini e Martin Franchini, juntamente com o uruguaio Guillermo Moreira e o chileno Nicholas Robertson, todos competindo sob a bandeira do Iate Clube do Espírito Santo (Ices).

“O aprendizado foi gigantesco e a experiência, nem se fala. Este é um dos principais eventos da vela mundial. Estar aqui com a bandeira do Iate Clube do Espírito Santo foi a realização de um sonho. Levamos para casa a quinta colocação e lembranças para o resto da vida. Valeu galera!”, comemorou o comandante Secchin.

Situado no Golfo de Saint-Tropez, na França, este evento é conhecido por atrair o que há de melhor na vela internacional. E a 25ª edição da regata Les Voiles de St. Tropez não foi exceção. A competição, que começou em 29 de setembro e terminou no domingo (8), na Sociedade Náutica de St. Tropez, contou com mais de 250 embarcações divididas em três categorias: Maxis (acima de 60 pés), Modernos e Clássicos, proporcionando momentos de pura emoção e adrenalina.