Sol, praia, descanso e lazer. Estes ítens são essenciais para curtir o verão. Mas, diante da estação mais quente do ano, como ficam os treinos? Será que dá para aguardar um bom momento para seguir nas atividades?
Para não “chutar o balde” e nem perder parte do condicionamento físico, o profissional de Educação Física Nei Robson dá algumas dicas de atividades que podem ser praticadas na estação.
Muita gente entra de férias e aproveita o período para viajar. Mesmo assim, há maneiras fáceis de manter a boa forma. Uma dica é correr ou caminhar no calçadão, independente do seu destino.
“São modalidades práticas e que trazem ótimos benefícios para a saúde. Você pode praticar a corrida e a caminhada em qualquer lugar, tanto no calçadão da orla quanto na areia da praia, gerando estímulos diferentes para o corpo”, recomenda Nei Robson.
Outra dica é andar de bicicleta. Muitas cidades oferecem o serviço de bike compartilhada. Mas ele lembra que também tem muita gente que faz questão de levar a sua “magrela” na viagem.
“Pedalar é uma boa alternativa para quem viaja. É uma das atividades que mais queimam calorias. Isso é fundamental para quem quer emagrecer e perder os quilinhos extras que acabamos acumulando nas férias”, disse Nei,
Segundo o especialista, manter o corpo em movimento faz com que o reinício dos treinos regulares, após o período de férias, seja muito mais fácil.
“Parar as atividades pode provocar perda de massa muscular, aumento de gordura corporal e diminuição de força. Se você ficar sem treinar por mais de duas semanas, por exemplo, pode perder flexibilidade e resistência”, destaca o especialista.
Ele pondera, ainda, que a prática contínua de atividade física libera hormônios (serotonina e endorfina) que ajudam na sensação de bem-estar e felicidade. “Use o tempo mais folgado nas férias para experimentar novos horários de treino e não coloque tudo a perder”, aconselha Nei Robson.