Max Verstappen era só alegria após dominar completamente os treinos livres desta sexta-feira para o GP da Espanha. Empolgado com o rendimento do carro da Red Bull, o piloto holandês celebrou o “grande dia” no circuito da Catalunha e espera se divertir na corrida de domingo em uma pista bastante veloz e cheia de pontos de ultrapassagem.
Amplo favorito para garantir a pole neste sábado e, ao mesmo tempo, ganhar a sétima etapa da temporada, Verstappen pode colocar volta de vantagem em muitos pilotos pelo fato de o circuito de Barcelona ser mais curto, repetindo o que fez em Mônaco, apesar de no trajeto de rua as ultrapassagens serem mais complicadas.
“Tivemos um bom dia hoje. O carro estava em uma boa janela, é claro que tentaremos ajustar algumas coisas aqui e ali, mas os trechos curtos e longos parecem bons”, avaliou um satisfeito Verstappen. “Do meu lado, me senti muito confortável no carro, cuidando dos pneus. Ainda preciso olhar para os tempos de volta dos outros, mas do nosso lado foi um bom dia”, repetiu, empolgado.
O holandês aproveitou para falar sobre o que sentiu da pista. “As duas últimas curvas são melhores e mais divertidas de pilotar. Os carros de Fórmula 1 se sentem muito melhor em alta velocidade. Tentei seguir alguns carros por lá também e parecia bom. Estou positivamente surpreso com as oportunidades de ultrapassagem.”
Depois de um segundo lugar na primeira sessão, o mexicano Sergio Pérez foi somente o quarto na segunda atividade do dia e revelou alguns problemas a enfrentar no domingo.
“Sempre tentamos muitas coisas em Barcelona, porque é sempre a pista mais representativa que visitamos e realmente reúne toda a temporada. A nova variação nas duas últimas curvas é bastante difícil para o pescoço, mas obviamente foi um dia muito curto e acho que vamos sentir mais no domingo”, disse, prevendo problemas no ponto justamente que o companheiro Verstappen mais gostou. “Pode ser complicado para os músculos”, afirmou.
Pérez minimizou o quarto lugar no segundo treino. “Foi um bom dia, mas há muita informação para olharmos. No geral, acho que houve muitos pontos positivos a serem considerados, mas temos de aumentar a marcha para a qualificação, além de tentar entender os pneus para o trecho longo. Isso será fundamental para domingo com a degradação dos pneus.”