Esportes

Verstappen deve esperar 6 meses por novo troféu do GP da Hungria após Norris quebrar original

A Herendi, empresa responsável pela fabricação da peça, feita de porcelana, informou que já iniciou a produção do novo exemplar para entregar ao holandês

Foto: Divulgação/Fórmula 1

Max Verstappen receberá um novo troféu de campeão do GP da Hungria após o original ser quebrado por acidente pelo britânico Lando Norris, segundo colocado da prova, durante a celebração no pódio. 

A Herendi, empresa responsável pela fabricação da peça, feita de porcelana, informou que já iniciou a produção do novo exemplar para entregar ao holandês da Red Bull.

“A vitória foi ofuscada por um acontecimento lamentável, pois o troféu do primeiro colocado foi quebrado em decorrência da comemoração, mas, além do nosso imensurável pesar, como parte da imagem do país, o Troféu será substituído para que Verstappen não fique sem o exclusivo Troféu de Herendi!”, escreveu a empresa nas redes sociais.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A tendência, contudo, é que leve algum tempo até que isso aconteça, já que o troféu é feito artesanalmente e o período de produção costuma ser de cerca de seis meses. 

O custo é de 40 mil euros (R$ 209,4 mil). “As equipes decidirão quem foi o culpado, mas nós assumiremos o alegre e pesado fardo de fazer o trabalho novamente”, afirmou Attila Simon, CEO da Herendi, ao canal húngaro M4 Sport.

Durante a comemoração do seu segundo pódio seguido, Norris fez um movimento para baixo com sua garrafa de champanhe, na intenção de estourá-la. O objetivo foi concluído, mas custou a integridade da peça de porcelana, prontamente derrubada pelo britânico da McLaren.

“Max a colocou muito perto da borda (do primeiro lugar do pódio). Caiu, eu acho. Não é problema meu. É dele!”, brincou Norris ao comentar o ocorrido após a corrida. 

Nas redes sociais, Verstappen também levou a situação com bom humor. Publicou a foto do troféu quebrado e escreveu. “Obrigado, Norris”. O britânico respondeu com um “sinto muito” e, logo em seguida, voltou a brincar: “”não, não sinto”.

Com ou sem troféu, Max Verstappen continua dominante na classificação do Mundial de Pilotos. Com a vitória histórica na Hungria, a 12ª consecutiva da Red Bull, quebrando o recorde de 1988 da McLaren de Ayrton Senna e Alain Prost, o holandês tem 281 pontos na liderança, 110 a mais que seu companheiro de equipe, Sergio Pérez.