No topo!

Veterano do ES é campeão brasileiro e conquista índice para o Mundial de Singapura

Nadador capixaba de 39 anos brilha no Troféu Maria Lenk e conquista medalha de ouro e índice para o Mundial de Singapura

Troféu Maria Lenk 2025 Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação 2025, no Clube de Regatas do Flamengo, nesta quarta, 23. Foto: Satiro Sodré/SSPress
João Gomes Júnior comemora o índice para o Mundial de Singapura (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

Aos 39 anos, João Luiz Gomes Júnior continua escrevendo a sua história de conquistas na natação. O veterano conquistou a medalha de ouro nos 50m peito no Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Absoluto de natação.

Além do título brasileiro, o capixaba João Gomes Júnior alcançou também o índice para o Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, que acontece de 26 de julho a 22 de agosto deste ano.

Leia também:

Nadador olímpico capixaba lembra encontro com o papa Francisco no Vaticano

Piloto capixaba sobe ao pódio em sua estreia na Fórmula Delta

Porto Vitória dá show e é o novo líder da Copa Espírito Santo

Medalha de ouro e índice aos 39 anos

Nadador do Pinheiros (SP) e atual secretário de Esportes da cidade de Limeira (SP), João Gomes Júnior concilia atualmente o trabalho na prefeitura do municípío do interior paulista com algumas sessões de treinamentos na piscina.

“Hoje eu tô num projeto de vida diferente e a natação virou um momento de espairecer um pouco a cabeça. Eu tô treinando só de manhã cedo. Hoje o meu foco, minha emoção e meu amor estão em ajudar a cidade. Eu vim aqui querendo matar um pouco da saudade da água e ver o quanto ainda essa ‘carcaça velha’ aqui é capaz”, contou o capixaba, em entrevista logo após a final dos 50m peito no Troféu Maria Lenk.

Ele venceu a prova na noite de quarta-feira (23) com o tempo de 27s23, tempo abaixo do índice exigido de 27s33. Assim, João Gomes seria hoje um dos integrantes da seleção brasileira que vai ao Mundial de Singapura.

Troféu Maria Lenk 2025 Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação 2025, no Clube de Regatas do Flamengo, nesta quarta, 23. Foto: Satiro Sodré/SSPress
O capixaba João Gomes Júnior com a medalha de ouro no Troféu Maria Lenk (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

A prata no Troféu Maria Lenk ficou com Henrique Fonseca, com 27s86, e o bronze foi para João Vieira Garcia, com 27s94. A competição acontece na piscina do Flamengo, no Rio.

“Na atual condição que eu tô, errei bastante coisa na prova, mas fiquei o tempo todo bem leve, bem solto. A gente quer sempre superar. A natação é hoje meu segundo plano, minha válvula de escape, e meu amor está em ajudar a cidade de Limeira a produzir esporte”, concluiu o nadador, que antes de virar profissional foi guarda-vidas em Serra.

Prova será olímpica em Los Angeles-2028

João Gomes Júnior chegou a estar entre os 10 nadadores mais rápidos do mundo nos 50m peito. Entretanto, a prova não fez parte do programa dos Jogos Olímpicos nas edições anteriores.

Isso, porém, vai mudar em Los Angeles-2028. O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou no início do mês a inclusão das provas de 50m nos nados costasborboleta e peitofeminino e masculino, a partir da próxima edição.

Quem é João Luiz Gomes Júnior

João Gomes Júnior é um dos maiores nadadores do Brasil no estilo peito. Ele foi quinto colocado na final dos 100m peito nas Olimpíadas do Rio-2016, melhor resultado da natação brasileira no evento.

Em 2017, foi medalhista de prata nos 50m peito Mundial de Budapeste, na Hungria. Dois anos depois, ganhou a medalha de bronze nos 50m peito no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul.

06.08.2019 - Jogos Panamericanos Lima 2019 - Lima (PER) - Finais das provas de natação no Complexo Aquático Videna. Na foto Joao Luiz Junior medalha de ouro durante a prova dos 100m peito .Foto: ©Jonne Roriz/COB
João Luiz Gomes Júnior com a medalha de ouro no Pan de Lima/2019 (Foto: Jonne Roriz/COB)

Também em 2019, João Gomes Júnior foi ouro nos 100m peito nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e no revezamento 4x100m medley misto, além de prata no 4x100m medley.

Já em 2021, aos 35 anos, o capixaba foi medalhista de bronze nos 50m peito no Mundial de Piscina Curta de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.