Maior equipe da história do futebol feminino no Espírito Santo, o Vila Nova representa mais um vez o Estado no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3. A estreia acontece nesta terça-feira (16), quando a equipe capixaba vai enfrentar o Vasco, no estádio Kleber Andrade, às 20 horas, em Cariacica.
A primeira fase é disputada em formato de mata-mata, com a participação de 32 clubes, e o jogo de volta está marcado para o dia 27, ainda sem local definido.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em caso de empate na soma dos placares dos jogos de ida e de volta, a vaga para a segunda fase será decidida nos pênaltis. Quem avançar vai enfrentar Realidade Jovem-SP ou Pinda Ferroviária-SP.
LEIA TAMBÉM: Seleção brasileira feminina vence a segunda no Sul-Americano Sub-20
O Vila Nova é o maior campeão do futebol capixaba feminino, somando nove títulos estaduais, entre eles os últimos oito disputados. O clube está na Série A3 do Brasileiro desde a criação dessa divisão, em 2022, ano em que chegou à segunda fase, depois de eliminar a Cabofriense, antes de cair para o Taubaté-SP. No ano passado, a equipe capixaba não avançou de fase, sendo eliminada pelo Uberlândia-MG após duas derrotas — 4 a 1 fora de casa e 4 a 0 em casa.
“Estreia em casa é sempre uma responsabilidade a mais. Mas estamos preparados para esta partida, trabalhamos muito para esta estreia e nossas expectativas são as melhores possíveis. Esperamos poder fazer uma campanha diferente dos outros anos, mas sabemos da qualidade do nosso adversário”, avaliou o técnico do Vila Nova, Luciano Tadino.
Quem for ao Kleber Andrade terá a oportunidade de ver nomes importantes do futebol feminino capixaba, como Luana, que sempre é destaque nas competições, Bruna, que teve estava fora do Estado, mas retornou agora, e a goleira Jayana.
“Estamos com atletas novas no elenco deste ano, em busca de oportunidade no necessário nacional, e estamos com muita determinação por parte do elenco todo”, contou Tadino.
Como vem o Vasco
Apesar da camisa tradicional, o Vasco é, dos quatro grandes do Rio, o clube que menos investe no futebol feminino. A equipe ficou em quarto e último lugar na Copa Rio, em março, com apenas um ponto somado em e que teve o Botafogo como campeão — Flamengo foi o vice e o Fluminense terminou na terceira colocação.
Recém-anunciada como reforço, a volante Malu é um dos destaques das “Meninas da Colina”.
“A expectativa é de fazer um grande campeonato, buscando o objetivo principal do clube, que é o acesso. Além de fazer o Vasco voltar a viver grandes coisas dentro do futebol feminino”, disse Malu, ao site oficial do clube.
SERVIÇO
CAMPEONATO BRASILEIRO A3
Vila Nova/ES x Vasco da Gama
Quando: terça-feira (16)
Horário: 20 horas
Local: estádio Kleber Andrade, em Cariacica
Ingressos: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)
Meia-entrada: mulheres, estudantes, idosos, doadores de sangue, servidores públicos, demais previstos por lei.