Esportes

Vila Velha sedia Brasileiro Feminino de Basquete 3x3 de base

Além das cerca de 150 atletas de vários estados do País, toda a arbitragem do evento será exclusivamente feminina

Foto: Divulgação/CBI

A cidade de Vila Velha será a capital do basquete feminino 3×3 durante este fim de semana, com a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Base da modalidade. As disputas acontecem no ginásio do Cetaf, no bairro Divino Espírito Santo, de sexta-feira (7) e domingo (9).

Em todos os dias, as partidas começam a ser realizadas a partir das 10 horas, com entrada gratuita.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

Realizada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a Federação Capixaba de Basquete (Fecaba) e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), a competição vai reunir cerca de 150 atletas, das categorias sub-15, sub-18 e sub-23.

Os times capixabas na disputa serão o GS Basquetebol, nas categorias sub-15 e sub-18, Álvares Cabral, na sub-15, e o Instituto Viva Vida (IVV/Cetaf), nas sub-18 e sub-23. Além deles, participam do torneio times de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, Paraíba, entre outros.

“É um prazer receber todas essas equipes aqui no Espírito Santo para um torneio tão importante e que valoriza o basquete e também a participação das meninas no esporte. Espero que o público compareça e se divirta durante os jogos”, convida o presidente da Fecaba, Rogério Machado.

O torneio conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Além de ter a participação somente de atletas do naipe feminino, a competição contará também com a arbitragem exclusivamente feminina, com árbitras e mesárias.

SOBRE O BASQUETE 3X3

Jogado em apenas meia quadra e com 3 atletas por equipe, o basquete 3×3 é uma nova modalidade esportiva que vem crescendo muito em todo o mundo, tendo sido inserida no programa olímpico na Olimpíada de Tóquio 2020 e confirmada também para os Jogos Olímpicos de Paris, em julho de 2024.

Uma grande diferença do 3×3 para o basquete tradicional está na pontuação. Arremessos dentro do arco e lances-livres valem apenas 1 ponto, enquanto de fora do arco valem 2 pontos. A partida é jogada em apenas 10 minutos, mas pode acabar antes, já que vence a primeira equipe a marcar 21 pontos.

SERVIÇO

Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete 3×3

Quando: sexta (7) a domingo (9)
Local: ginásio do Cetaf, Rua Humaitá, 12, bairro Divino Espírito Santo, Vila Velha
Entrada: gratuita

LEIA TAMBÉM: Melhor time do Brasil de futebol soçaite é do Espírito Santo; saiba quem é